// Diocese

D. José celebrou eucaristia pelas minorias étnicas

Publicado por Redação em Qui, 2020-11-05 09:59

O serviço Diocesano das Migrações e das Minorias Étnicas apoiado pela Cáritas diocesana organizou no dia 1 de novembro uma eucaristia orientada e participada pela etnia cigana, na igreja dos Santos Mártires.
Atentos à dedicação que os ciganos demonstram aos seus defuntos neste dia, esta celebração pretendeu não só contribuir para a diminuição de contactos de proximidade pois muitos cidadãos desta etnia costumam ir em grandes grupos familiares aos cemitérios prestar homenagem aos seus entes queridos, mas também responder à vontade de muitas familiares que pediram esta missa para rezarem de modo especial pelas suas intenções.
Nesta celebração foi oferecida uma vela identificada com o nome de cada defunto e entregue aos seus familiares que mais tarde a irão levar aos cemitérios e assim simbolizar uma missa por intenção dos mesmos. Diante do atual quadro, esta foi uma forma de participar no controle da transmissão de Covid-19, bem como apoiar a cultura cigana nesta forma própria de homenagem e respeito pelos seus familiares mortos. A eucaristia foi presidida por D. José Cordeiro e na sua homilia salientou a saudade que nos deixam aqueles que partem para a eternidade, que os nossos familiares que partiram são também os nossos santos que permanecem no nosso coração em forma de amor, mais forte que a morte.

Assinaturas MDB