Distrito vai acolher mais de 400 escuteiros de evento internacional

Quatro concelhos do distrito de Bragança vão acolher cerca de 400 escuteiros que participam no Moot, um evento internacional que se realiza de quatro em quatro anos, e que traz à região jovens dos 18 aos 25 anos de 25 a 30 de julho.
“É um encontro/acampamento mundial de escuteiros com idades entre os 18 e os 25 anos. Em Portugal são identificados como Caminheiros. Realiza-se de 4 em 4 anos desde 1931, quando se realizou o primeiro em Kandersteg, na Suiça”, explicou ao Mensageiro Miguel Salgado, dirigente do Agrupamento XVIII, de Bragança. “O objetivo principal é a promoção da paz mundial através da fraternidade escutista. Ao juntarem-se escuteiros de mais de cem países é esperado que o espírito de tolerância, de conhecimento mútuo, de partilha e de respeito seja exponenciado e ampliado quando os participantes regressarem a casa”, adiantou o mesmo dirigente.
No distrito de Bragança, os grupos dividem-se por quatro concelhos, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Miranda do Douro.
“Com a duração de 12 dias, decorre em duas partes principais. Na primeira parte os Caminheiros, em grupos de 50, instalam-se por todo o país durante 5 dias (de 25 a 30 de julho). Aí vivem os temas associados ao seu grupo. Na região de Bragança-Miranda haverá 400 em atividade, dos quais 100 na cidade de Bragança. Estes 100 viverão os temas da arte, tradições, cultura e gastronomia. Será uma grande oportunidade para Bragança e para o Agrupamento XVIII. Vamos mostrar o que de melhor temos mas também como somos e o que somos capazes de alcançar. Queremos que estes 100 jovens regressem aos seus países de origem e levem Bragança para a sua vida. Mas também nos outros locais como Carrazeda, Mirandela e Miranda do Douro o espírito será o mesmo: é um momento para tomarmos contacto direto com a fraternidade escutista. Perante tantos países distintos, tantas culturas, tantas realidades, é mesmo possível acreditar que a Paz no mundo poderia ser uma realidade! Na segunda parte encontrar-se-ão todos em Ovar e aí partilharão as experiências vividas”, explicou Miguel Salgado.
Em Bragança, decorre no domingo um momento para todos, na Praça da Sé, com uma eucaristia pla paz mundial, pelas 19h00.
O grupo irá participar, também, no festival da Lombada e numa caminhada até ao mosteiro de Castro de Avelãs, também no dia 27.