Alfândega da Fé

Encontro de Pastores assinalou a importância da pastorícia na economia concelho

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2022-06-17 10:52

A importância da criação de gado em Alfândega da Fé voltou a ser assinalada em mais um Encontro de Pastores que decorreu durante a Festa Cereja & Co. com concursos, gastronomia e homenagem aos mais de 100 pastores que mantêm viva a atividade neste concelho da Terra Quente.

O encontro decorreu no sábado, integrado na Festa da Cereja, cerca de duas centenas de pessoas” na sexta edição da iniciativa que celebra “uma das principais atividades do mundo rural, a pastorícia

Durante o dia houve concursos da raça regionais certificadas, como a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente, e a Merenda dos Pastores, que teve como prato principal a caldeirada de borrego e cabrito e para sobremesa as cerejas de Alfândega da Fé, motor da festa que terminou este fim de semana e que superou todas as expectativas com cerca de 20 toneladas de fruto comercializadas.

De acordo com a autarquia de Alfândega da Fé, liderada pelo socialista Eduardo Tavares, “no concelho ainda há mais de uma centena de pastores e um espaço que lhe foi dedicado com uma exposição permanente designada ‘O Olhar do Pastor’, no Centro de Interpretação do Território (CIT), na aldeia de Sambade.

Assinaturas MDB