ESACT pode vir a ter mestrado em solicitadoria
Tudo aponta para que a partir do ano letivo 2024/2025, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela passe a ter um Mestrado em Solicitadoria.
Um grupo de trabalho já está a preparar uma candidatura para a acreditação dessa formação que será submetida à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a entidade a quem compete decidir. A diretora da Esact de Mirandela está confiante que será aprovada. “Contamos submeter em outubro e estamos confiantes que venha a ser acreditado, até porque esta necessidade já há muito que vinha a ser procurada pelos nossos estudantes e até mesmo pelos diplomados e agora estamos em condições para avançar para essa formação”, avançou Sónia Nogueira na sessão de abertura da 17ª edição do ENESOL - Encontro Nacional de Estudantes de Solicitadoria – que decorreu, em Mirandela.
A diretora entende que este passo tinha de ser dado, tendo em conta que a Esact de Mirandela é, há duas décadas, “uma referência nacional” na área de solicitadoria. “Na região não existe um curso próximo de solicitadoria, temos um corpo qualificado em termos de docentes e também nos temos afirmado nesta área e a prova é o mestrado em administração autárquica que já tem esta componente e a procura por parte dos candidatos. Para além disso, temos promovido cursos de preparação no ingresso da profissão jurídica, na Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução”, acrescenta.