FUTSAL DISTRITAL

Escola Arnaldo Pereira estreia-se a vencer o tricampeão distrital

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 10/11/2025 - 20:22

A Escola Arnaldo Pereira teve uma estreia perfeita no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Futsal, ao vencer, em casa, o tricampeão em título, Clube Desportivo Miranda do Douro, por 5-1, em jogo da segunda jornada da competição promovida pela Associação de Futebol de Bragança.

O CD Miranda do Douro não conhecia o sabor da derrota no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão desde 26 de abril de 2024, data em que perdeu no terreno do Sendim (6-5), na 21.ª jornada da época 2023/2024.

A formação da Escola Arnaldo Pereira, que folgou na ronda inaugural, enfrentou dificuldades no primeiro tempo, com o conjunto mirandês a dispor das melhores oportunidades. No entanto, o guarda-redes Amaro esteve em grande plano e manteve a sua baliza inviolável. E como dita o velho adágio futebolístico, “quem não marca, sofre”: aos 14 minutos, o 'regressado' Clóvis inaugurou o marcador, correspondendo com instinto goleador a um cruzamento de Dias. Já perto do intervalo, Carlitos aproveitou uma recarga para elevar a vantagem para 2-0.

Na segunda parte, o CD Miranda do Douro entrou determinado em reduzir a diferença e conseguiu-o aos 24 minutos, por intermédio de Ricky. Contudo, a tarefa dos visitantes complicou-se aos 30 minutos, com a expulsão de Miguel Diz, por acumulação de amarelos, na sequência de um lance com Dimito. Na resposta imediata, Clóvis bisou, fazendo o 3-1 com um remate rasteiro e colocado.

Em desvantagem, o conjunto mirandês apostou no guarda-redes avançado, mas a estratégia não surtiu efeito. A equipa brigantina aproveitou o desacerto defensivo e a baliza deserta para ampliar a vantagem, com golos de Huguinho (37’) e Pedro Alves (39’), fechando o marcador em 5-1.

No final, o treinador da Escola Arnaldo Pereira, Manuel Rodrigues, destacou a exibição da sua equipa. “Foi uma boa estreia e há que dar mérito aos meus jogadores por esta vitória. Fomos muito competentes e aplicámos a estratégia que delineámos: ser pacientes, esperar pelos momentos certos e ser eficazes nas dinâmicas ofensivas. É apenas uma vitória, vale três pontos, e só fará sentido se for replicada nas jornadas seguintes. O nosso objetivo passa por terminar entre os quatro primeiros e garantir o play-off, além de estar na final four da Taça Distrital.”

Por sua vez, o responsável técnico do Miranda do Douro, Vítor Hugo, reconheceu as dificuldades sentidas. “Não entrámos com a atitude necessária, fomos lentos nos processos e o adversário ganhou confiança. Reduzimos no marcador, mas o 3-1 abalou-nos e, com a expulsão, ficou ainda mais difícil. Há que dar os parabéns à Arnaldo Pereira. Vamos continuar a trabalhar para corrigir a atitude demonstrada neste jogo e apresentar outro nível nas próximas partidas.”

O próximo compromisso do CD Miranda do Douro está agendado para 18 de outubro, frente ao CA Mogadouro, a contar para a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal de Futsal. “Será um jogo diferente, diante de uma equipa de outro escalão e com pergaminhos no futsal nacional, mas queremos mostrar uma imagem mais condizente com o que somos”, acrescentou Vítor Hugo.

Ainda nesta 2.ª jornada, o Alfandeguense venceu fora o Futsal Mirandela por 5-0, o Vila Flor superiorizou-se ao Águia FC Vimioso por 5-2, e o CB Alfândega da Fé bateu o Sp. Moncorvo por 4-1.

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Futsal regressa a 17 de outubro e contará com os encontros Sp. Moncorvo–Futsal Mirandela, Águia FC Vimioso–Escola Arnaldo Pereira, Alfandeguense–Vila Flor e Torre Dona Chama–Freixo, realizando-se no dia seguinte o duelo entre o CB Alfândega da Fé e a Academia Bragança. A formação do CD Miranda do Douro ficará de folga nesta ronda.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

.

Assinaturas MDB