Escorrega da pista de gelo é a grande atração da Terra Natal e de Sonhos
Duas descidas na rampa de 40 metros da pista de gelo instalada na Terra Natal e de Sonhos, na Praça Camões, em Bragança, custam a módica quantia de 1,5 euros. Valor que crianças e jovens adultos consideram bem gasto “porque a adrenalina vale isso” garantia quem andava por ali na passada segunda-feira.
Nem a tarde fria, com a temperatura às 15h00 a zero graus, por causa do sincelo, afastou o público da pista de gelo, a maior atração da quadra do Natal em Bragança.
“Vim trazer a minha filha. Foi uma ótima ideia terem instalado o escorrega. Ela passava aqui o dia todo a escorregar. Adora isto”, contou André Sousa, residente em Bragança, enquanto a filha andava no escorrega. “A pista é o que motiva mais as crianças. É pena que não seja de graça. Não é muito caro, mas se fosse grátis podiam andar mais vezes”, acrescentou André Sousa.
O Município de Bragança investiu este ano cerca de 300 mil euros para instalar a Terra Natal e de Sonhos, um pouco mais do que no ano passado, precisamente, porque o escorrega exigiu um gasto suplementar.
Daniel Fernandes foi escorregar pela primeira vez e estava com muita vontade de experimentar.
“A rampa de gelo é uma novidade. Vamos ver como é a experiência. Costumo vir até aqui dar uma espreitadela e dar umas voltas pela pista de gelo. É bom que as coisas mudem. Inicialmente tinha uma pista mais larga e este ano tem a rampa, que é uma nova atração. É uma inovação, há ainda atividades durante todo o mês de dezembro, o que é bom porque faz com que as famílias venham e se reúnam. É pena que isto não seja animado o ano todo para que os jovens se fixem cá”, referiu Daniel Fernandes que considera “valer sempre a pena sair de casa, mesmo com frio”.
As férias nas escolas são uma ajuda para os mais novos terem disponibilidade para ir até à Terra Natal.
Segundo uma fonte, nestes dias são, sobretudo, os residentes em Bragança e os que regressam de férias quem mais passa por ali.
Ruben Alves, natural de Chaves também tratava de se aventurar pela descida na rampa de gelo.
“Não vou andar na pista de gelo porque não tenho talento para patinar, mas na rampa vou descer. É mais adrenalina e inovador. Tenho motivação e vontade”, acrescentou.
A câmara fez um balanço positivo da Terra Natal e de Sonhos de 2022, com uma média de 783 patinadores por dia na Pista de Gelo, mais 24,5% que na anterior edição; 30 527 patinadores no total dos dias da iniciativa. As contas do município indicam que mais de 110 mil pessoas passaram pela Praça Camões e 73% dos turistas eram oriundos de Espanha.