BRAGANÇA

Eugénia de Carvalho mostra “Atitudes”

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-07-28 09:38

Em ‘Atitudes’, exposição da autoria de Eugénia de Carvalho, natural de Mirandela, inaugurada no início do mês, a artista dá a conhecer uma espécie de retrospetiva do seu trabalho em desenho e escultura. “Mostra um conjunto de trabalhos que fiz desde há vários anos”, explicou a artista que desde muito cedo reveliu interesse e veia para as artes. “Ao longo da vida sempre gostei de ver atitudes e expressões, por isso é o tema da exposição. Desde há muito tempo que exploro este tema, está bem patente nos quadros e nas esculturas. Já em criança gostava de observar as expressões dos outros”, explicou Eugénia de Carvalho que estudou em Bragança, para onde veio viver com 5 anos. Estudou ainda na Escola Soares dos Reis e depois licenciou-se na Faculdade de Belas Artes.

A exposição junta trabalhos recentes e mais antigos, “que se enquadram no tema”. “Fui fazendo exposições porque as pessoas também me pedem isso”, acrescentou.

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, que esteve presente na inauguração, explicou que o município faz há vários anos um investimento de centenas de

milhares de euros na Cultura. “Temos vindo a apostar um pouco mais na dinamização deste espaço  [centro cultural Adriano Moreira], mas sempre com a preocupação de dar palco aos artistas da nossa região que têm valor para aqui estar”, explicou o autarca.

Por outro lado, Hernâni Dias indicou que os equipamentos culturais “são cada vez mais visitados e já muita gente no país inteiro olha para Bragança como um bom exemplo de atividade cultural e município amigo da cultura”, acrescentou o autarca que defende a criação de redes de atividades culturais que promovam a região.

Assinaturas MDB