Vinhais

Feira do Fumeiro passa a online e dura pelo menos um mês

Publicado por AGR em Qui, 2021-01-21 12:02

Deveria realizar-se de 11 a 14 de fevereiro de 2021 mas a 41.ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, cuja primeira edição se realizou há 40 anos, terá, este ano e pela primeira vez, um formato exclusivamente online devido à pandemia do novo coronavírus.
À margem da apresentação do certame, que decorreu terça-feira, também em formato digital, o presidente do município vinhaense, Luís Fernandes, lamentou a perda "de centenas de milhares de euros, sobretudo nos setores da hotelaria e restauração", mas admite que "dado o cenário atual, não havia outra solução".
A autarquia ainda estuda a possibilidade de ter produtores de fumeiro presencialmente, no pavilhão, com entradas controladas. "Infelizmente, com o cenário atual, não acredito que venha a ser possível. Era bom porque significava que as coisas estariam melhor", disse ao Mensageiro.
Luís Fernandes revelou que a autarquia criou uma plataforma própria, em www.fumeirodevinhais.pt, onde os cerca de 50 produtores esperados poderão vender os seus chouriços, salpicões, chouriças, presuntos, butelos ou alheiras, com a garantia de que a autarquia se responsabilizará por suportaros custos de envios das encomendas superiores a 50 euros, "como forma de ajudar os produtores locais".

Assinaturas MDB