Festividades da amendoeira em flor continuam este fim de semana com música e gastronomia
O município de Freixo de Espada à Cinta aposta nas festividades da amendoeira em flor, com um certame que pretende atrair turistas a este território para dar a conhecer as potencialidades gastronómicas e culturais do concelho.
Depois de no último fim de semana a festa ter dado colorido à vila mais manuelina de Portugal, as atividades culturais, recreativas e musicais vão continuar este sábado e domingo.
No campo musical, a festa continua no sábado com David Carreira, a ser a atração principal.
Para além de música decorre uma feira de produtos da terra e das multiactividades económicas, que junta várias dezenas de expositores vindo um pouco de toda a região do Douro Superior e do país.
Para o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, “este certame é uma valorização dos produtos locais, já que se trata de um concelho essencialmente voltado para o setor primário”.
“O setor agrícola no concelho de Freixo de Espada à Cinta representa 80% da economia local e 20 %, o turismo, o que atesta a importância desta feira”, disse o autarca socialista.
Os jogos tradicionais são um atrativo, não fosse Freixo de Espada à Cinta a capital do jogo da Pelota.
Segundo o autarca freixenista, esta iniciativa serve igualmente para alavancar a economia do concelho através de todo o seu potencial.
Por seu lado, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Antonio Cunha, referiu que os quatro municípios do Douro Superior que disputam o titulo “ de capital da Amendoeira em Flor”, organizaram-se e trabalham conjuntamente.
“ Há um destino que são as festividades da amendoeira em flor e que são geridos pelos quatro municípios, o que é assinalável “ vincou o líder da CCDR-N.