MODALIDADES

Final do Campeonato de Chegas de Touros do Concelho de Bragança juntou cerca de 600 pessoas

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2022-08-23 11:46

O Recinto de Promoção e Valorização de Raças Autóctones acolheu este domingo, dia 21 de agosto, no âmbito das Festas da cidade de Bragança, a 23.ª edição do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa. O evento, que juntou cerca de 100 animais de 26 criadores, foi recebido por mais de 600 adeptos numa das tradições mais emblemáticas da região.

Na final, disputada no domingo à tarde, do Campeonato de Chegas de Touros do Concelho de Bragança, ganhou o touro Bispo, de Talhas, na categoria de Mirandeses (+ de 5 anos), ao bater Chuso de Samil. Na categoria de Touros Mirandeses com menos de 5 anos, a vitória coube ao touro Estudante, de Donai, que venceu Paradinha, de Samil.

Na modalidade de bois cruzados, o touro Manso, de Samil, ganhou ao Bonito, de Carrazedo.

Cumprindo a tradição, o dia principal das Festas da Cidade de Bragança foi dedicado à pecuária e às atividades agrícolas. "O setor primário é a base do desenvolvimento económico das regiões. Valorizar a agricultura, a pecuária e quem desenvolve estas atividades é dinamizar a região," salientou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

O Campeonato de Chegas de Touros do Concelho de Bragança arrancou a 8 de maio e contou com um total de seis jornadas, que culminaram este domingo.

Foto: Município de Bragança

Assinaturas MDB