FUTEBOL

GD Bragança vence AD Camacha e mantém-se no pódio do Campeonato de Portugal

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 12/07/2025 - 14:26

O Grupo Desportivo de Bragança conquistou, este domingo, um triunfo importante, ao bater a Associação Desportiva da Camacha por 1-0, em encontro da 11.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. O golo decisivo surgiu aos 87 minutos, apontado por Danny Pires, assegurando aos brigantinos a manutenção do terceiro lugar da tabela, com 20 pontos, enquanto a AD Camacha ocupa provisoriamente o quarto posto, com 16 pontos.

Numa manhã cinzenta no Estádio Municipal de Bragança, o GD Bragança defrontou um adversário bem organizado, cuja estratégia passou por explorar eventuais erros para tentar somar pontos e aproximar-se dos lugares cimeiros.

A primeira parte terminou sem golos, apesar das melhores oportunidades terem pertencido à equipa da casa, ficando na retina os remates de Danny (8’), Nuninho (16’) e Estanga (20’), com boa oposição do guardião madeirense Duarte Nuno. O jogo aqueceu dentro e fora das quatro linhas, com destaque para a expulsão do treinador-adjunto do Bragança, Leonardo Faria, aos 39 minutos.

A AD Camacha criou perigo sobretudo aos 41 minutos, quando Teles rematou cruzado e Eddy conseguiu travar a iniciativa.

No segundo tempo, o GD Bragança voltou a procurar o golo desde cedo, com Parini (47’) e Danny (48’) a verem novamente Duarte Nuno negar o caminho para a baliza. A equipa madeirense respondeu com maior ousadia, obrigando o guarda-redes João Júnior a intervenções importantes, nomeadamente aos 58 minutos, por Edgar, e aos 62 minutos, por Fraga.

Aos 71’, Danny cabeceou ao poste na sequência de um canto e, do outro lado, aos 74’, Cristiano,, de livre, também rematou ao ferro.

O golo que decidiu o jogo surgiu aos 87 minutos: após um primeiro remate de Mosquera, Danny aproveitou a segunda bola e conseguiu bater o guardião madeirense, colocando o GD Bragança em vantagem.

Nas declarações após o encontro, André Irulegui, treinador do GD Bragança, referiu que “a expetativa era encontrar um desafio difícil, mas tivemos volume de jogo suficiente para decidir mais cedo a partida. Criámos muitas oportunidades e sabemos que não podemos desperdiçar diante de uma equipa cínica que defende bem e contra-ataca melhor. A força de jogar em casa e o apoio dos adeptos fez a diferença.”

Sobre a transmissão da partida no Canal 11, acrescentou que “isso serviu de motivação e deixámos uma boa imagem perante um palco importante.”

Por seu lado, André Anastácio, treinador da AD Camacha, afirmou que “o resultado é enganador. Tivemos oportunidades suficientes para somar os três pontos, mas o único lance em que não estivemos bem resultou no golo do Bragança. Parabéns à equipa da casa, mas ainda há muito campeonato pela frente, e o Camacha continuará a lutar pelo topo da classificação.”

A 11.ª jornada do Campeonato de Portugal prossegue esta tarde com os encontros Celoricense-Brito, Monção-Tirsense, Mirandela-Vianense e Limianos-Chaves B. Esta manhã, Vilaverdense e Machico empataram a uma bola.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

.

Assinaturas MDB