Nordeste Transmontano

'Há Festa na Aldeia' chega a Talhas, Paradela e Rio de Onor

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2018-03-21 18:16

Este ano O 'Há Festa na Aldeia', projecto de dinamização rural,  chegou a três aldeias do Nordeste Transmontano, nomeadamente Talhas (Macedo de Cavaleiros), Paradela (Miranda do Douro) e Rio de Onor (Bragança). O ciclo de festas vai realizar-se num total de 12 aldeias do Norte do país com o objetivo de combater o isolamento social através da realização de iniciativas ao longo do ano, como formação e organização de eventos que comemoram durante um fim de semana em cada localidade o trabalho realizado.  A ideia é que essa dinamização seja realizada pelos habitantes "contrariando a tendência de promoção do território desagregada das suas gentes", refere uma fonte da Associação Turismo na Aldeia, entidade que dinamiza a iniciativa.
O projeto conta com o apoio do Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto e tem como objetivo dinamizar aldeias do país. "Estamos muito entusiasmados com a expansão desta iniciativa em outros territórios, cumprindo o objectivo de animar as economias locais ao mesmo tempo que se promovem costumes e tradições", refere a organização.  
Iniciado em 2013, este projeto já se realizou em Areja (Gondomar), Burgo (Felgueiras), Castromil (Paredes), Couce (Valongo), Figueira (Penafiel), Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira), Ui (Oliveira de Azeméis) e Vilarinho de S. Roque (Albergaria a Velha). 

Assinaturas MDB