Mirandela

Inaugurado espaço do cidadão na junta de freguesia da cidade

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2022-06-20 12:11

A Junta de Freguesia de Mirandela já tem a funcionar o espaço do cidadão.
Trata-se de um serviço digital com mediação assistida que tem uma oferta de mais de duas centenas de serviços da administração central que envolvem 13 entidades, onde os cidadãos podem tratar diversos assuntos, como por exemplo a renovação da carta de condução, solicitar um registo criminal ou a chave digital.
Este é já o quarto espaço do cidadão criado no concelho de Mirandela, metade dos que existem em todo o distrito de Bragança. Um facto que levou o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa a rotular o concelho como “um bom exemplo, porque há aqui um compromisso muito grande das autoridades locais, nesta lógica estratégica de fazer chegar os serviços digitais a toda a população. Mirandela está a ter aqui um papel de liderança”, sublinhou Mário Campolargo, na inauguração do novo espaço, na passada sexta-feira, onde fez questão de deixar um desafio: “ajudar a que a população seja cada vez mais literata digital, cada um se possa considerar um cidadão digital, para que esta relação entre o cidadão e a administração pública local e nacional seja ainda mais simples e que possam no médio prazo fazer com toda a segurança esta relação e ao mesmo tempo fazê-lo de uma forma fácil e transparente sem ter de se deslocar”, disse.
A presidente do Município de Mirandela aceitou o repto, mas espera que o Governo também faça o seu papel. “A nossa intenção, mesmo através do GAM móvel, é chegar às pessoas em todo o concelho, e dessa forma a nossa população ganhar escala na literacia digital, mas temos particularidades em algumas aldeias em que não temos rede móvel, pelo que o nosso apelo é que na valorização do Interior e nas infraestruturas digitais se pense no Interior como as principais auto estradas da comunicação”, ressalvou Júlia Rodrigues.
Já o presidente da junta de freguesia de Mirandela sublinhou a importância deste novo espaço do cidadão, agora inaugurado mas que já está a funcionar há algumas semanas. “O que é importante é garantirmos uma carteira de serviços aos mirandelenses para acederem aos serviços centrais e temos trabalhado juntamente com a Agência para a Modernização Administrativa para que este espaço fosse uma realidade”, adiantou Luís Carlos Soares, acrescentado que é este o caminho para se evitar a info exclusão. “Não podemos excluir ninguém e por isso temos de trazer as pessoas para a digitalização e nesse sentido temos um programa em curso de inclusão na digitalização dos seniores para que possam aderir aos serviços e garantir que os seus problemas sejam resolvidos”, afirmou.
O Espaço do Cidadão está a funcionar na junta de freguesia de Mirandela, de segunda a sexta-feira, entre as 09:30h e as 17:30h.

Assinaturas MDB