Mirandela

IPB e Associação de Assembleias Municipais assinam acordo de cooperação

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2022-06-17 10:59

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM) celebraram, na passada quarta-feira, em Mirandela, um protocolo de cooperação que prevê a realização conjunta de atividades e eventos em áreas como a participação cívica e política e o poder local. A formalização deste protocolo aconteceu naquela que foi a última sessão de um ciclo de cinco palestras “(RE)Encontros sobre e com a Administração Autárquica”, organizadas pela Comissão de Curso do Mestrado em Administração Autárquica da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.
Desde fevereiro, esta comissão tem promovido o debate e a reflexão sobre diferentes assuntos entre a comunidade académica, autarcas, administradores, dirigentes e quadros superiores das autarquias locais e setor empresarial local.
Para o presidente do IPB, nada melhor do que culminar este ciclo de debates com a formalização desta parceria com a ANAM. “É muito importante, para estreitar esta relação com uma associação que representa um dos órgãos mais fundamentais na nossa democracia e na nossa participação no poder local, onde está a base do debate e da construção do poder local”, afirma Orlando Rodrigues.
Para o presidente do IPB, este “é um claro sinal da vitalidade da instituição como escola de referência na formação, qualificação do conhecimento na área da administração autárquica”.
O presidente da ANAM entende que nesta parceria “será essencial a partilha de informação com os mais jovens sobre o papel preponderante das Assembleias Municipais na vida dos cidadãos”, adianta Albino Almeida que acredita no sucesso deste acordo de cooperação. “Se cem jovens que estão aqui, daqui a 20 anos se lembrarem deste desafio, se integrarem as listas à Assembleia Municipal de Mirandela, ou do Redondo ou dos Açores, já valeu a pena estar aqui porque esse é o trabalho das gerações atuais para as futuras para que peguem no país e no futuro do país”, afirma.
A assinatura deste acordo de cooperação assume também um significado simbólico por acontecer em Mirandela, onde, há dez anos, se deu início ao processo de constituição da ANAM, pela mão do então presidente da Assembleia Municipal de Mirandela. “Na altura, achei que as assembleias municipais estavam subvalorizadas e subestimadas e portanto foi recuperar a sua importância, a sua dignidade e a sua participação ativa e depois mais tarde na preparação dos mais jovens e penso que Mirandela ficará conhecida por esse mote”, refere José Manuel Pavão.
Atualmente, a ANAM tem 188 Assembleias Municipais associadas

Assinaturas MDB