Bragança

Mais de 1500 quilos de folar vendidos na Feira de Izeda

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2024-04-01 11:26

Cerca de 1500 quilos de folar foram vendidos na XXII edição da Feira do Folar de Izeda, no concelho de Bragança, que decorreu no sábado e domingo, segundo a estimativa feita pelo presidente da junta, Rui Simão. “Vendeu-se mais do que no ano passado” afirmou o responsável pela União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova.

Na Feira do Folar de Izeda participaram 25 expositores, dos quais seis eram dedicados ao folar, nomeadamente quatro da União de Freguesias, um de Macedo de Cavaleiros e outro de Morais. Os restantes vendiam outros produtos, como enchidos, artesanato ou maquinaria agrícola. “A maior parte dos nossos produtores de folar tradicional, principalmente os de Izeda, só produzem nesta altura do ano. São produtores sazonais, não têm condições para fabricar constantemente, pelo que é difícil sensibilizá-los para estarem presentes neste certame”, explicou Rui Simão.

A Associação de Desenvolvimento da Região de Izeda (ADRI) fixou o preço do folar em 15 euros/quilo durante a feira, mas sem obrigatoriedade de cumprimento.

“Os nossos clientes são do concelho de Bragança e limítrofes, mas também temos gente que vem do Porto há vários anos. A maioria vem no domingo de manhã, principalmente de toda a região Norte e de Espanha, porque temos um expositor de Puebla de Sanábria e chama algumas pessoas”, acrescentou o autarca da junta.

O presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, deu conta que se trata de uma feira representativa para o concelho e das mais antigas. “Já é uma marca de 22 anos a fazer bem e com um percurso em crescendo. A feira vai dando visibilidade a esta nossa linda vila e, por isso, tem todo o apoio da câmara para que possa fazer um caminho e cada ano mais e melhor”, destacou.

O município contribui com apoio logístico e financeiro para a organização do certame. “É preciso mobilizar as pessoas para ajudar a sua terra. Até porque o folar é uma grande tradição do concelho e esta feira faz todo o sentido”, acrescentou o presidente da câmara.

Glória Rodrigues, produtora de Paradinha Nova, diz que o segredo do bom folar está na qualidade dos ingredientes. “Manteiga, azeite, farinha, ovos e bom fumeiro. Bem amassado e cozido em forno de lenha. É assim que se faz um bom folar tradicional” descreveu a produtora que só produz na altura da Páscoa. “Para manter a tradição e porque gosto de participar na feira” acrescentou.

Assinaturas MDB