Mogadouro

Mais de 200 mascarados do solstício de inverno vão desfilar pelas ruas da vila

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2019-12-20 11:55

Mais de duas centenas de mascarados dos rituais do solstício de inverno, oriundos de Portugal e Espanha, prometem espalhar a "confusão" pelas ruas de Mogadouro no dia 28, no âmbito de um encontro anual destas figuras.
"Tudo começa com um desfile, que vai percorrer as principais ruas da vila até chegar ao centro histórico de Mogadouro, local onde todos os grupos se juntam, causando o alvoroço típico destes mascarados solsticiais. Este ano contamos com mais de 200 mascarados vindos de Espanha e Portugal", explicou a vereadora da Cultura da câmara de Mogadouro, Virgínia Vieira.
Após algumas horas de desfile, as tropelias e o desgaste do percurso obrigam a uma paragem na sede da Confraria das Casulas e do Butelo, para reconfortar o estômago e afastar o frio, com uma "sopa da pedra" que é servida a todos os que participais no desfile, tornando-se "num momento de convívio".
O cortejo vai andado até chegar ao largo da Misericórdia, onde todos os mascarados mostram os seus "trejeitos" - que vão desde o tradicional "chocalhar" das mulheres ou as "tisnadelas" das raparigas mais incautas -, o que atrai pessoas às ruas.
"Ao longo dos últimos seis anos temos apostado neste desfile, que nem sempre é fácil de levar para a rua, contudo, o balanço é positivo", afiançou a autarca.
Até a momento estão confirmados duas dezenas de grupos de mascarados vindos da Galiza, Astúrias, Castela e Leão, do lado espanhol. Já do lado português, são esperados os mascarados do Nordeste Transmontano, Douro e Beira Litoral.

Assinaturas MDB