Maria da Graça homenageada pelo Centro Social e Paroquial São Mamede de Agrochão
O Centro Social e Paroquial São Mamede de Agrochão, concelho de Vinhais, homenageou ontem a secretária da direção dos órgãos sociais, Maria da Graça Vaz Afonso, com o descerramento de uma placa alusiva numa sala da instituição. “É uma forma de reconhecer o trabalho que fez pela freguesia e pela instituição, bem como perpetuar a sua memória”, revelou o tesoureiro da IPSS, António Mascarenhas.
Ligada à fundação da IPSS, criada em 1990, desde o início Maria da Graça, 82 anos, tem ainda um importante trabalho de levantamento e recolha de tradições, bem como património imaterial de Agrochão e de outras aldeias do concelho, nomeadamente canções.
O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, esteve presente na cerimónia e destacou o importante papel da homenageada. “Além do trabalho que está aqui à vista, teve também um papel importante na parte cultura do município ao nível do programa cultura para todos, preservação das tradições, na divulgação e no incentivo aos mais jovens para preservar tudo aquilo que nos diz muito e confirma a nossa identidade enquanto concelho”, explicou o autarca que deixou ainda uma palavra de gratidão. “Agradecemos a toda esta gente e à D. Maria da Graça que com esta idade continua a querer preservar o melhor do nosso concelho”, sublinhou Luís Fernandes.
António Mascarenhas indicou que decidiram fazer a homenagem “porque quem faz as casas são as direções e os funcionários” e se o lar está no nível que está hoje “deve-se às direções e à D. Graça, que integrou a primeira direção”, acrescentou.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA OU EM PDF ONLINE