Bragança

Mascararte regressa com circuito de visitação pelos museus

Publicado por . em Qui, 2021-11-11 10:21

A X Bienal da Máscara – Mascararte está agendada entre 25 de novembro e 6 de dezembro, este ano sob a temática “Mascaradas Raianas – Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica do antigo território Zoela”.
Segundo a organização, desta feita a Bienal conta com um Circuito de Visitação pelas várias instituições que recebem exposições, nomeadamente o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, Centro de Fotografia Georges Dussaud e Museu Ibérico da Máscara e do Traje. “A partir do qual os visitantes podem conhecer exposições temáticas, como “Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica”, “Mascaradas Raianas” e “Um outro olhar sobre a máscara””, explicou fonte do município.
O evento inclui um programa diversificado com iniciativas para todos os públicos e todas as idades, como o Laboratório de Máscaras, nos primeiros dois dias da Mascararte. Tratam-se de oficinas orientadas por docentes, alunos e ex-alunos da Escola Superior de Educação, destinam-se a alunos dos 4.ª e 5.ª anos dos agrupamentos de escolas de Bragança, que vão construir máscaras a partir de diversos materiais, como pacotes de leite, papel e tecidos, que serão utilizadas no desfile do Carnaval dos Caretos, no próximo ano. A componente pedagógica e “científica” estará assegurada com a apresentação do catálogo da IX Bienal da Máscara – Mascararte 2019 e do livro “Mascaradas de la Península Ibérica”, o lançamento do documentário “Villanueva de Valrojo: demónios e antruejos”, a realização do fórum “O Papel das comunidades nos Rituais das Festas de Inverno” e a conferência “Máscaras em Trás-os-Montes: tipologias, topologias e metodologias de pesquisa”. Terá ainda lugar um workshop “Uma nova visão sobre a máscara”, no Centro de Arte Conte

Assinaturas MDB