Carrazeda de Ansiães

Município recupera a Anta da Samorinha

Publicado por . em Qui, 05/22/2025 - 09:39

Carrazeda de Ansiães assinalou o Dia Europeu da Cultura Megalítica, na passada terça-feira, com apresentação do projeto de recuperação da Anta da Samorinha.
Com recurso a uma reconstituição virtual 2D, é possível ter a perceção integral da Anta da Samorinha. Este é um dos elementos diferenciadores do projeto de recuperação deste monumento megalítico, que está localizado no Alto da Pranheira, próximo da estrada que conduz ao santuário da Senhora da Graça.
Da estrutura original da Anta da Samorinha, atualmente, apenas se identificam quatro esteios, estando três fragmentados e um completo. Além destes elementos, no local é ainda possível observar outros dois esteios de menor dimensão que constituíam o corredor, orientado a nascente. Na paisagem é sobretudo visível a sua mamoa de média dimensão, da qual parece ainda relativamente bem conservada parte significativa da couraça.
Com vista à interpretação e consequente valorização deste arqueossítio, o Município de Carrazeda de Ansiães elaborou, em 2022, um “Plano para a Valorização da Anta da Samorinha”.
Neste projeto estava prevista a realização de escavações arqueológicas com vista à obtenção de um conhecimento mais aprofundado que potenciasse a sua interpretação e consequente valorização. As escavações foram realizadas no verão de 2023 e permitiram identificar a posição original dos esteios, que se encontravam tombados assim como conhecer a estrutura original da anta, que seria constituída por nove esteios que definiam uma câmara funerária poligonal e que serviam também de suporte à tampa. O acesso ao interior do monumento era efetuado através de um vestíbulo orientado a nascente.
A valorização deste monumento além de permitir ao visitante obter informações sobre os monumentos megalíticos existentes Carrazeda de Ansiães assim como qual seria a sua função primordial.
O dia foi inteiramente dedicado ao Megalitismo, até porque a autarquia decidiu envolver também a comunidade escolar, com os alunos do 5º e 7º ano a participarem em workshops temáticos sobre a pré-história.
À tarde foi feita a apresentação do projeto de recuperação da Anta da Samorinha no local com uma visita guiada.
A valorização do espaço contempla a melhoria das acessibilidades de visita ao local com a colocação de uma escada assim como a colocação de sinalética interpretativa.
De acordo com a autarquia, monumento foi também alvo de ações de restauro com o posicionamento dos esteios tombados, no local original, assim como a colocação de “réplicas” dos esteios que se encontram em falta.

Assinaturas MDB