Orçamento de mais de 21 milhões de euros para grandes obras e incentivar projeto educativo inovador
O Município de Vila Flor conta este ano de 2026 com orçamento de 21,5 milhões de euros, verba que permitirá a execução de “grandes obras físicas”, mas também um reforço no apoio a projetos inovadores na Educação, destacou o presidente da Câmara, Pedro Lima.
No pacote das grandes obras destacam-se a continuação do investimento no aproveitamento hidroagrícola de Freixiel. “A obra da barragem propriamente dita irá iniciar este ano, nomeadamente em abril”, adiantou.
Face ao investimento “bastante relevante” para o ano em curso, o autarca evidencia ainda a execução da obra do Ecoparque de Vila Flor ou Complexo Turístico do Peneireiro, uma vez que o município já dispõe de luz verde para iniciar os trabalhos através do parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente. “O que possibilita arrancar também com essa obra e abrir a primeira fase já neste verão e lançar o concurso”, referiu.
Outras obras de relevo e de vulto são as da requalificação do Centro Cultural do Vila Flor, do Mercado Municipal e a do Museu Berta Cabral. “Portanto 26 e irá ser um ano com muita atividade em termos de obras físicas. Além daquelas obras que são sempre muito necessárias em todas as aldeias do concelho e que já vimos a executar de uma forma consistente desde o último mandato. Neste mandato iremos continuar ou começar”, acrescentou o autarca.
