Nordeste Transmontano

Ordem dos Engenheiros quer linha de alta velocidade por Bragança e Vila Real

Publicado por Glória Lopes em Qui, 02/27/2025 - 14:51

A Ordem dos Engenheiros (OE) defendeu o traçado da ligação ferroviária em alta velocidade entre o Porto e Espanha por Trás-os-Montes, nomeadamente pelos distritos de Bragança e de Vila Real. Esta posição foi reforçada por Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros- Região Norte e por Rafael Correia da delegação de Bragança durante a iniciativa Trás-os-Montes na Rota da Engenharia, que teve lugar no passado sábado no restaurante Porta.

Bento Aires considera que os dois distritos já “fizeram um longo caminho” no que se refere a infraestruturas. “Já tivemos tanto tempo a Nacional 15, passamos para o IP4, depois para a A4 e o túnel do Marão e agora fazemos uma reflexão sobre a linha de alta velocidade transmontana de que forma é que será uma verdadeira infraestrutura de desenvolvimento regional”, explicou dando conta que não tem dúvidas “da viabilidade técnica e financeira” da proposta de traçado “desde que seja em alta velocidade e seja garantida a ligação a Espanha”.

Para Bento Aires é preciso que quando o Plano Ferroviário Nacional estiver concretizado “lá esteja inscrita a Linha de Alta Velocidade Trás-os-Montes e Alto Douro, para garantir que será mesmo de alta velocidade e com ligação a Espanha. Porque colocar uma linha Porto-Bragança [sem alta velocidade], não vai contribuir em nada para o desenvolvimento regional, nem terá utilidade prática”.

A OE quer “dotar o debate de qualidade técnica”, afirmou Bento Aires garantindo a disponibilidade dos engenheiros “para estar ao lado de quem acredita nesta linha, para fazer os estudos e para que o poder político tome uma decisão especializada, porque há um estudo que foi feito e que agora o governo está a querer acarinhar, por isso estaremos sempre do lado da robustez técnica e das decisões”.

A proposta de traçado da ligação ferroviária de alta velocidade Porto-Vila Real-Bragança-Zamora foi feita pela Associação Vale d’Ouro que mandou elaborar um estudo de viabilidade, desenvolvido por quatro engenheiros. “Para o nível de detalhe que tem, feito de forma gratuita e abnegada pelos engenheiros tem uma elevada qualidade, mas, sobretudo, nós temos de olhar para isto como uma decisão política. Haverá uma ligação ferroviária pelo Sul, por Sines, que ligará a Madrid. Depois estamos a falar de ter a linha da Beira Alta ou a Linha Trás-os-Montes e Alto Douro e aqui temos de analisar os prós e os contras e olhar numa lógica de interligação entre as principais infraestruturas”, acrescentou.

Rafael Correia adiantou que a delegação de Bragança “subscreve” a proposta da Vale d’Ouro. “Temos que exercer o nosso papel na pressão local e regional para tentar motivar as instituições nacionais para esta ligação aeroporto do Porto para Zamora porque do ponto de vista técnico tudo foi feito para dimensionar o projeto”, afirmou.
A rota da engenharia em Trás-os-Montes foi um desafio das delegações de Bragança e de Vila Real à OE. “Querem desafiar a região e o país para a partir da engenharia conseguir o desenvolvimento regional muito baseado na endogenia da própria região e juntar o conhecimento da engenharia numa triangulação com a economia e a sociedade”, indicou Bento Aires.

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