Alfândega da Fé

“Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças” expostas na igreja

Publicado por . em Qui, 2022-08-25 09:53

A Igreja Matriz de Alfândega da Fé acolhe até 30 de setembro a exposição “Património Singular: As pinturas murais transfronteiriças”.
Trata-se de uma mostra que nasceu de uma das linhas de trabalho que integram o projeto PATCOM (Património Cultural Comum), desenvolvido pela parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Junta de Castilla.
Essa linha designada “Pinturas Murais da Idade Moderna” permitiu identificar e analisar pinturas murais da primeira metade do século XVI, com características comuns, entre as províncias de Salamanca e Zamora (Espanha) e os concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo (Portugal), e respetivas Dioceses de Salamanca, Zamora e Bragança-Miranda.
O conjunto destes trabalhos mostra as caraterísticas comuns e a maneira como os elementos históricos, culturais, sociais e económicos eram partilhados entre os territórios fronteiriços de Espanha e Portugal. A exposição foi organizada em estreita colaboração com a Divisão de Cultura do Município de Alfândega da Fé.
Inseridas em igrejas, capelas e ermitérios de ambos os lados da fronteira, os aspetos simbólicos, técnicos e formais destas pinturas murais expõem um fenómeno transversal aos dois “reinos” ibéricos, com especial expressão na raia, revelando um mundo de partilha onde artífices itinerantes levam consigo práticas e gostos, ignorando fronteira.

Assinaturas MDB