Bragança

Plano de Emergência do Heliporto responde às necessidades

Publicado por GL em Seg, 2016-05-02 11:52

O Plano de Emergência do Heliporto da Unidade Hospitalar de Bragança (UHB) foi testado no passado dia 21 de abril, com a simulação de um acidente durante a aterragem do helicóptero do INEM, na sequência do transporte de um doente para o Serviço de Urgência daquela Unidade Hospitalar.
"Este simulacro permitiu avaliar a prontidão, capacidade e tempo de resposta dos meios de intervenção e socorro em caso de acidente, bem como avaliar o tempo, coordenação e execução do resgate, salvamento e transporte dos sinistrados", divulgou a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).
Foram assim testadas as dotações de meios humanos, quer internos quer externos, para fazer face a uma situação de emergência, respondendo em conformidade com o referido no Plano de Emergência do Heliporto.
Para a realização do exercício, à escala total, foi criado um cenário em que a aeronave inicia a manobra de aterragem e, sem que nada o faça prever, aparentemente por falha de potência dos motores, cai com violência quando já se encontra muito próxima da plataforma. Após a queda, o helicóptero incendeia-se com cinco pessoas a bordo.
Do acidente simulado resultaram cinco feridos, três deles em estado grave (o doente que estava a ser transportado, o co-piloto e o enfermeiro), e dois com ferimentos ligeiros (o piloto e o médico).
 

Tags

Assinaturas MDB