Bragança

Requalificação da rua central de Izeda avança no próximo ano

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2024-07-19 16:05

A requalificação da rua central de Izeda avança no próximo ano. A convição fo imanifestada pelos presidentes da União de Freguesias de Izeda, Paradinha Nova e Calvelhe, Rui Simão, e da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, durante as comemorações do 34.º aniversário da elevação de Izeda a vila, no sábado.

“A bandeira da nossa campanha foi a requalificação da rua central da vila, que irá ser asfaltada, para esta terra ter alguma dignidade e ter outras condições de acesso. O investimento é de mais de um milhão de euros.

Contamos ter a obra iniciada antes do final do mandato. O projeto já está a ser feito”, anunciou Rui Simão, aos jornalistas.

No entanto, Paulo Xavier lembrou que há trâmites que têm de ser cumpridos e que podem atrasar o arranque da empreitada.

“No final deste mês já teremos todos os procedimentos prontos para levar a estrada a concurso. Depois do concurso, levará o seu tempo normal. A partir de dezembro teremos o projeto, a seguir pensamos na sua execução. Este era o primeiro passo, mandei-o fazer.

Estamos a falar de um volume de obra muito grande. Só depois é que poderemos fazer contas. Vamos ver se depois poderemos fazer mais algum”, sublinhou o presidente da Câmara.

Paulo Xavier explica que o mais problemático poderá ser obter um parecer necessário por parte da Infraestruturas de Portugal, detentora da via.

“Teremos de apresentar o projeto às Infraestruturas de Portugal para nos darem autorização, porque a via não é nossa. Tem de haver autorização inequívoca da IP, para depois começar a obra. Por isso, não é fácil dizer se é para já. Vamos fazer os possíveis para que seja para o próximo ano. Mas não posso prometer porque o parecer não é meu”, alertou Paulo Xavier.

Ainda assim, realçou o apoio que tem sido dado pela autarquia neste mandato, que coincide com a presidência de Rui Simão, eleito nas listas do PSD.
“A União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova tem tido um apoio muito grande neste mandato. Não se podem queixar”, frisou.

Talvez ciente disso mesmo, Rui Simão optou, no seu discurso, por não fazer nenhuma exigência, até porque há outros projetos já apalavrados. “Falta recuperar o interior da parte B da antiga escola primária. O essencial, que era não deixar que o edifício se degradasse, está concluído. Em princípio no próximo ano fazemos essa obra. Agora vamos instalar climatização no ginásio [inaugurado há um ano]. Tem tido uma utilização muito maior do que eu esperava”, reconheceu.

Para o presidente da Junta, a freguesia precisa é de investimentos que ajudem a fixar pessoas, como os que permitiram o reforço do parque automóvel dos bombeiros (ver página anterior).

“A vila de Izeda tem muitas carências mas a carência maior é a de população. É muito envelhecida e temos de arranjar condições para ver se conseguimos criar postos de trabalho e fixar aqui mais pessoas, para ver se isto começa a evoluir. Sem uma população mais jovem não conseguimos ter a evolução que desejamos. Em termos de infraestruturas, estamos a melhorar. Uma obra de cada vez, pois não podemos querer fazer num ano o que não foi feito em dez ou 12”, destacou.

Assinaturas MDB