MODALIDADES

Serra de Bornes recebe prova nacional de parapente no regresso da modalidade a Macedo de Cavaleiros

Publicado por . em Ter, 2023-06-06 00:01

As provas de parapente regressam a Macedo de Cavaleiros, 13 anos depois, através do esforço conjunto da autarquia local e do BôAr Parapente Clube.

Nos últimos dois anos, a Câmara Municipal reforçou o investimento nesta modalidade e, atualmente, já existem duas pistas de lançamento na Serra de Bornes, podendo chegar a quatro em breve, com a participação de outros municípios. De 8 a 10 de junho, os céus do Nordeste Transmontano serão preenchidos por parapentes que participarão na Paraglider Portuguese League BôAr Bornes 2023.

Desde 2010 que Macedo de Cavaleiros não recebe qualquer prova, devido à falta de condições logísticas. Agora, para a realização desta competição, foi necessário unir várias vontades. Em primeiro lugar, da autarquia macedense, que recentemente adquiriu um terreno na freguesia de Bornes, permitindo assim a criação de uma segunda pista de lançamento, localizada na face noroeste da Serra de Bornes. Esta juntou-se à primeira pista, criada em Chacim e voltada para leste. "Recentemente adquirimos um terreno em Bornes e, com a ajuda da Junta de Freguesia de Chacim, que nos emprestou o terreno, agora temos dois pontos de lançamento com melhores condições para receber competições de nível nacional e internacional", explica Rui Vilarinho, vice-presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

O autarca acrescenta que estão em curso conversações para envolver também o município de Alfândega da Fé, de forma a criar condições para que, dentro de algum tempo, seja possível ter pistas de lançamento nas quatro faces da serra e, assim, dispor de condições quase únicas para aproveitar ao máximo os ventos, independentemente da direção em que soprem.

Com o envolvimento do BôAr Parapente Clube e da própria Federação Portuguesa de Voo Livre, foi agora possível trazer a competição de volta a Macedo de Cavaleiros. "Já têm ocorrido vários voos a partir de Macedo, inclusive com alguns recordes de distância batidos, mas faltava a competição pura e dura, que é sempre mais emocionante", afirma Rui Vilarinho.

São esperados mais de 60 pilotos de várias nacionalidades (Espanha, Turquia, Portugal e Brasil são alguns dos países presentes) para uma prova que pontua para o ranking mundial de pilotos.

O vice-presidente de Macedo destaca que, entre pilotos, equipas de apoio e organização, são cerca de duzentas pessoas no concelho envolvidas e que, naturalmente, também irão ajudar a promover o território além-fronteiras, principalmente neste desporto que desejamos continuar a apoiar.

Este dirigente realça a existência de "condições incríveis para a prática de parapente e asa delta, mas também para as famílias dos pilotos, permitindo passar um fim de semana fantástico em Macedo". "

Assinaturas MDB