Bragança

Termina hoje a novena da Senhora da Serra com o retomar completo da tradição após a pandemia

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-09-08 09:31

Termina hoje uma das novenas mais emblemáticas da diocese de Bragança-Miranda, a da Senhora da Serra, que este ano regressou ao formato tradicional seguido antes da pandemia.

A primeira semana de setembro transforma a serra de Nogueira, em Bragança, no palco de uma grande peregrinação. Fiéis de todos os pontos da diocese acorrem a um dos pontos mais altos do distrito para expressarem a sua fé.

Raquel Santos e Nuno Quitério vieram de Bragança, no domingo, a pé, imunes às dificuldades de um percurso que mais parece um prémio de montanha de primeira categoria. “Tento vir a pé todos os anos. Gosto de fazer caminhadas e por uma questão de fé. Esta é especial, pelo simbolismo que a santa tem para a cidade. O caminho até aqui é duro”, nota Raquel Santos. Já Nuno Quitério frisa que se trata de uma experiência pessoal. “O último quilómetro e meio é mesmo por fé. Ninguém caminha com as nossas pernas, é mesmo uma questão pessoal”, disse ao Mensageiro.

A novena deste ano ficou marcada pela presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estiveram em peregrinação pela diocese ao longo de agosto.
“Como já acontecia antes da pandemia no primeiro sábado da novena. Este ano com a presença dos símbolos das jornadas, rumaram à serra mais jovens de Bragança, de Macedo, de Vinhais e trouxeram, em peregrinação, os símbolos, desde o cruzamento das cruzes até ao santuário. Celebrámos a eucaristia, esteve na procissão da novena e à noite tivemos um momento de adoração da Cruz, mais intimista”, contou o Pe. Jorge Miguel Pinto, pároco naquela Unidade Pastoral.

A novena termina hoje, dia 08. “É o retomar da tradição da Senhora da Serra, com a oração da manhã, o sacramento da reconciliação, o terço. Às 14h00 a eucaristia solene seguida da procissão e pregação final. Este ano retomamos aquilo que era a tradição pré-pandemia, de fazer estes três momentos no último dia da festa”, frisou.

A Senhora da Serra marca, geralmente, o final do verão e a chegada do tempo mais frio. Durante os anos de maior seca, o povo de Rebordãos chegou a fazer preces à Virgem pedindo chuva. “Já houve anos em que levávamos a imagem para a aldeia, a pedir que chova. Este ano tem sido uma seca muito grande. Em Rebordãos, graças a Deus ainda estamos remediados”, lembra o fiel Alcino Saraiva, de Rebordãos.

Ao pároco, para já, não chegou nenhum pedido nesse sentido este ano. Mas as orações pelo ambiente fazem parte da novena.
Este ano, a imagem da Senhora da Assunção, de Vinhais, veio fazer uma visita, trazida pelos bombeiros do concelho, acompanhada do Pe. Luís Morais.

Assinaturas MDB