CICLISMO

União Ciclista de Bragança apresentada com projeto para dinamizar o desporto local

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2024-12-17 15:20

A União Ciclista de Bragança (UCB) foi oficialmente apresentada à comunidade no passado dia 15 de dezembro, num evento que incluiu um passeio matinal de BTT, seguido de um almoço-convívio na Casa do Povo de Baçal.

A nova associação brigantina, cujo objetivo é promover e fomentar a prática desportiva, sobretudo entre os jovens, através do ciclismo e triatlo, assume-se como uma forte aposta na formação e competição.

A UCB surge da evolução da antiga associação Team Giant, adotando uma nova identidade que, segundo o presidente Marco Pires, “vai mais ao encontro dos objetivos do grupo, fomentando a união e cooperação entre os membros e a comunidade”.

A direção da União Ciclista de Bragança conta com cerca de 20 elementos, todos com forte ligação ao desporto em geral e ao ciclismo em particular, seja na vertente recreativa ou competitiva.

Marco Pires assume a presidência, tendo Vítor Alves como vice-presidente, o Professor Pedro Magalhães como presidente da Assembleia Geral e Nelson Marrão à frente do Conselho Fiscal.

A nova associação foi formalizada a 21 de novembro de 2024, com a tomada de posse dos órgãos sociais.

A UCB terá como atividades principais o ciclismo de estrada, o BTT e o triatlo, tanto em vertentes recreativas como competitivas. A formação assume-se como uma das prioridades, com a criação de equipas competitivas em diferentes escalões, oferecendo condições de treino, apoio logístico e equipamentos.

Para 2025, a UCB planeia organizações como uma prova do Open XCM de Bragança, um encontro de escolas de ciclismo e uma prova de duatlo ou triatlo integrada no calendário regional. Além disso, haverá passeios semanais de estrada e BTT, uma ida anual a Fátima, participação em eventos regionais e nacionais, um passeio solidário – cuja edição deste ano reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários de Bragança – e as comemorações do aniversário da associação.

Em termos de parcerias, Marco Pires anunciou um acordo com a equipa Fortuna/Paredes, que permitirá “um acompanhamento mais próximo dos jovens atletas da região, tanto nos treinos como nas provas nacionais”.

No âmbito dos projetos sociais, a UCB irá implementar um programa de ciclismo nas escolas em cooperação com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Câmara Municipal de Bragança. O projeto tem como objetivo ensinar e promover a prática do ciclismo entre os mais jovens, incentivando um estilo de vida ativo e saudável.

Marco Pires destacou ainda o impacto positivo da associação na economia local, com a aquisição de material, equipamentos e a organização de eventos regionais e nacionais que atraem atletas de outras regiões e de Espanha. “Estes eventos têm um impacto direto na restauração, hotelaria e comércio local, além de garantirem uma visibilidade relevante aos patrocinadores”, referiu o presidente.

Atualmente, a União Ciclista de Bragança conta com cerca de 70 associados, dos quais 85% estão federados em ciclismo. Na modalidade de triatlo, há já cinco atletas federados.

A apresentação da UCB contou com a presença de diversas figuras públicas e representantes de entidades locais, como Hernâni Dias (Secretário de Estado), Lino Olmo, Miguel Abrunhosa (vereador da Câmara Municipal de Bragança), Telmo Afonso (presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo), Miguel Monteiro (presidente da Associação de Ciclismo de Bragança), além de dirigentes do Velo Clube, Team Bô Bike e da Associação de Amigos do Campo Redondo.

Com uma adesão muito positiva, o evento reuniu cerca de 30 participantes no passeio matinal e aproximadamente 70 pessoas no almoço de confraternização.

A União Ciclista de Bragança conta com o apoio de várias empresas locais, entre as quais se destacam ERA Imobiliária de Bragança, CMEB, MS Fit Club, Autosabor, Evolvenet, First Stop Bragança, Nordhigiene, EPPU, INI, Spar Bragança, Tasca Noz, Grafpub e Decomat. A Câmara Municipal de Bragança e a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo também se encontram entre os principais parceiros.

Marco Pires deixou o convite à comunidade para se envolver e beneficiar das iniciativas da UCB: “Queremos que os cidadãos participem, quer como associados, quer nos eventos abertos que realizaremos ao longo do ano”.

Com esta nova aposta no ciclismo e triatlo, a União Ciclista de Bragança promete dinamizar o desporto local, apostando na formação, inclusão e na visibilidade da região a nível regional e nacional.

Fotos: DR

Assinaturas MDB