Mirandela

Vinho de Costinha e António Boal produzido em Mirandela está no Top dos melhores vinhos portugueses

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-03-28 10:32

Chama-se “Segredo 6”. É um vinho de parcela de vinha velha (a vinha do professor), com 68 anos de vida, numa área total de 4,5 hectares, sem armação, em solo xistoso, localizada entre Chelas e Valongo das Meadas (Cabanelas), no concelho de Mirandela.

Foi ali produzido o “Segredo 6, Cuvée Vinhas Velhas 2020”, distinguido, no mês de fevereiro, como o terceiro melhor tinto nacional, do “Top 10 Vinhos Portugueses da Essência do Vinho”. É o resultado de um projeto vinícola que tem como sócios António Boal, da Costa Boal Family Estates, e Francisco Costa (Costinha), o antigo jogador de futebol que alinhou em vários clubes de prestígio, com destaque para o Futebol Clube do Porto, Mónaco, Atlético de Madrid e Atalanta e que representou por mais de meia centena de vezes a seleção nacional. “Esta distinção é “o despertar para uma região vinícola nem sempre reconhecida e o elogio às vinhas velhas”, refere António Boal.

Também Costinha vê esta distinção com um incentivo para o futuro. “Ver esta minha admiração pelos vinhos validada por um júri internacional aumenta, obviamente, a responsabilidade de toda a equipa, mas também nos dá alento para manter a nossa premissa em fazer vinhos de qualidade superior, a preços desse mesmo nível, posicionando esta região no patamar do segmento premium”, refere.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

 

 

Assinaturas MDB