Acácio Pradinhos lança ‘Ovídio - O Espantalho Sem Cor
Um projeto nascido online e que resultou na criação de mil espantalhos pintados pelos alunos de Bragança e exibidos numa exposição no Mercado Municipal está na origem do livro “Ovídio - O Espantalho Sem Cor”, da autoria de Acácio Pradinhos, apresentado na passada quarta-feira, 21, na Biblioteca Municipal desta cidade. “Não sabemos se o livro nasceu do projeto ou o projeto do livro. Fizemos uma grande exposição com mil espantalhos, que nasceu de uma pequena narrativa, em que um mestre criador de espantalhos é confrontado por um deles que não quer ficar sem cor, em branco. E assim se pede os meninos que o pintem, mas há uma série de acontecimentos e o espantalho não alcança o seu sonho porque as crianças ficam em casa por causa da pandemia de covid-19. Então o mestre vai pelas escolas pedir às crianças para escolherem uma cor. Então cada um pintou a sua maneira e devolveram mil espantalhos”, contou Acácio Pradinhos.
A exposição foi inaugurada no Dia Mundial da Criança em 2021, durante a pandemia. “A história que está por trás desta aventura deu origem ao livro. Houve uma grande colaboração por parte dos professores e das famílias dos alunos”, acrescentou o autor, sublinhando que parte da narrativa “é verdadeira e que a pandemia e o confinamento serviu para inventar a história”.
A publicação foi divulgada na última Feira do Livro de Lisboa, onde contou com uma sessão de autógrafos, e está à venda a nível nacional.