AD Paredes com apenas 9 jogadoras cai diante do Tadim na Taça de Portugal (com galeria)
A Associação Desportiva de Paredes disse adeus à Taça de Portugal após perder, este sábado, em casa, por 0-4, frente ao Futebol Clube Tadim, num jogo onde a equipa brigantina contou com apenas nove jogadoras disponíveis para este embate da pré-eliminatória da prova feminina de futebol.
No Campo do Centro de Educação Especial, em Bragança, a equipa transmontana esforçou-se para adiar o primeiro golo do FC Tadim, que inevitavelmente aconteceu no minuto 38. Susana Carvalho aproveitou o espaço concedido, após assistência de Vera Silva, para abrir o marcador.
Este golo motivou o Tadim, que, apesar da vantagem numérica, apresentou um futebol previsível e lento. Contudo, conseguiu ampliar a vantagem (0-2) ainda na primeira parte com um golo de Natália Carvalho (43’), após passe de Susana Carvalho.
O segundo tempo decorreu sem grandes novidades, com a AD Paredes a mostrar sinais de cansaço diante de um Tadim fresco e mais confiante com a bola. O jogo acabaria resolvido com os golos de Mariana Costa (56’) e de Natália Carvalho, que bisou na partida.
No final do jogo, o treinador do FC Tadim, Domingos Oliveira, lamentou a ausência de jogadoras na equipa adversária, mas sublinhou que as eliminatórias são para vencer. “Lamentamos que o adversário não tenha comparecido com onze jogadoras, mas essa situação está fora do nosso controlo. É uma eliminatória e não poderia pedir às minhas atletas para facilitar. Fizemos o nosso melhor, num grupo que começou a trabalhar recentemente e que também enfrenta as suas dificuldades. A partir do primeiro golo, não houve mais discussão.”
Alexandra Pires, presidente da AD Paredes, justificou as ausências com as mudanças no calendário federativo. “No ano passado, a competição começou em outubro e, com esta alteração no calendário, não conseguimos reunir todas as nossas atletas a tempo, dado que o nosso plantel é composto por estudantes estrangeiras que estão fora em trabalho ou férias nesta altura do ano. O pedido de adiamento foi recusado, e a única alternativa era este fim de semana, dado que o adversário também não conseguiu transporte para outra data. Sabendo que o prémio monetário nesta competição é significativo, não surpreende que o Tadim se tenha apresentado com 11 jogadoras contra as nossas nove, que demonstraram uma dedicação notável.”
A AD Paredes regressa à competição no dia 29 de setembro, com uma visita ao Merelinense para a primeira jornada da Série A do Campeonato Nacional Feminino da 3.ª Divisão, onde na época passada conquistou um honroso segundo lugar na fase regular. “Queremos dar continuidade ao trabalho realizado na época passada e alcançar melhores resultados no Nacional da 3.ª Divisão, contando com todas as atletas do nosso plantel,” concluiu.
Fotos: Guilherme Moutinho