Afonso Andrade venceu o XXII Torneio Interescolar de Xadrez "Cidade de Bragança 2023" (com galeria)
O Bragança ‘Shopping’ recebeu, esta quarta-feira, o XII Torneio Interescolar de Xadrez "Cidade de Bragança 2023", evento organizado pela União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, com o apoio da Associação de Xadrez de Bragança.
Na décima segunda edição do Torneio Interescolar de Xadrez, a vitória coube ao mirandelense Andrade Afonso, do Agrupamento Escolar de Mirandela, secundado por Pedro Lopes, do AE Abade Baçal, e José Santos, do AE VN Foz Côa, encerrando o pódio na categoria absoluta.
Na classificação geral feminina, Lara Alípio, da AE VN Foz Côa, conquistou o primeiro lugar.
No escalão júnior, Afonso Andrade foi o vencedor na sua categoria, enquanto Pedro Lopes triunfou na categoria juvenil. Em iniciados, José Santos garantiu a vitória no seu escalão, e em infantis, Duarte Reininho conquistou a medalha de ouro.
O vencedor da 12.ª edição do Torneio "Cidade de Bragança 2023", Afonso Andrade, revelou que esta vitória o motiva a procurar desafios mais exigentes. “Estou extremamente feliz por conquistar este troféu em Bragança, onde obtive 5 vitórias em 5 jogos. Atualmente, só pratico xadrez no Desporto Escolar, mas tenho o desejo de ingressar num clube federado para me desenvolver ainda mais na modalidade.”
Telmo Afonso, presidente da UFSSMM, destacou a importância do xadrez como uma modalidade significativa e expressou a garantia do apoio da União das Freguesias em futuras edições. “Tendo em conta o entusiasmo demonstrado por todos os participantes e o apoio prestado pelo AE Abade Baçal e o seu Clube de Xadrez, consideramos o xadrez uma modalidade de grande relevância. É com orgulho que realizamos mais uma edição deste torneio e a UFSSMM reafirma o seu compromisso em oferecer o seu apoio em futuras edições.”
Segundo Nuno Cristóvão, organizador do Torneio, a 12.ª edição do Torneio Interescolar de Xadrez foi avaliada com nota positiva. No entanto, o professor da AE Abade Baçal expressou pesar pela ausência de outras escolas da cidade no evento. “O balanço desta edição é extremamente positivo. No entanto, lamento que nem todas as escolas da cidade de Bragança tenham marcado presença, apesar dos convites feitos. Acredito firmemente que o número de participantes poderia ter triplicado se outras escolas, como a Miguel Torga e a Emídio Garcia, tivessem demonstrado interesse em contribuir para o evento”.
Quando questionado sobre a importância da prática da modalidade, Nuno Cristóvão foi enfático. “A prática do xadrez é de extrema importância, ao possuir um impacto comportamental significativo e ajudar a dinamizar o raciocínio, podendo auxiliar na regularização de déficits de atenção”.
Ricardo Batista, vice-presidente da Associação de Xadrez de Bragança (AXB), expressou com satisfação a execução desta iniciativa. “Todas as iniciativas que contribuem para a promoção do xadrez são excelentes e a escolha do Bragança ‘Shopping’ é especialmente adequada, ao aproximar ainda mais as pessoas da modalidade. Neste torneio encontrámos jogadores muito interessantes que incentivo a apostarem no desporto federado.”
O responsável da AXB também aproveitou a oportunidade para realizar um apelo. "Gostaria de aproveitar para divulgar o projeto do Clube de Xadrez de Bragança, com o apoio da EF Arnaldo Pereira, no qual visamos angariar os apoios e praticantes necessários para competir no desporto federado."
A competição contou com a participação de 56 alunos, em representação do AE Abade Baçal, AE Emídio Garcia, da EB Augusto Moreno, da EPPU, do AE de Vila Nova de Foz Côa, da EB Izeda e do AE de Mirandela.
Fotos: Guilherme Moutinho