Torre de Moncorvo

Alpendre sul da Basílica menor de em reabilitação pela Direção regional de Cultura do Norte

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-09-22 12:19

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a realizar obras de reabilitação do alpendre sul da Basílica menor de Moncorvo, no valor de 105 mil euros, por se tratar de uma entrada com significado histórico, segundo este organismo.

A diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, disse que os trabalhos de restauro deste portal lateral de entrada na Basílica Menor de Torre de Moncorvo, deverão estar concluídos até fevereiro do próximo ano.

“A empreitada de conservação e restauro do corpo do alpendre lateral sul tem por objetivo sanar as causas da sua degradação e travar o processo de deterioração, em perda eminente e constante”, vincou a responsável.

Laura Castro disse ainda que esta porta se reveste de um importante significado histórico, uma vez que, segundo a História, por ela entrou o arcebispo São Bartolomeu dos Mártires, após o regresso do Concílio de Trento no século XVI, o chamado "Concílio da Contra-Reforma", que foi “uma figura fundamental", na história da igreja em Portugal.

“Trata-se de pequenas operações, mas que são relevantes para a conservação deste edifício que é monumento nacional desde junho de 1910, e assim ajudar a promover o turismo religioso”, vincou Laura Castro.

Fazem parte desta intervenção os seguintes trabalhos: limpeza, tratamento e proteção de todas as superfícies pétreas em granito, abertura e refechamento de juntas, revisão ou reforço do sistema de fixação dos elementos decorativos, capeamento do coroamento das paredes com zinco e rufagem das superfícies de encosto, limpeza e tratamento dos gradeamentos metálicos, instalação de sistema eletrostático de afastamento de pombos e conservação e restauro das portas exteriores de madeira da igreja.

“Assim, contribuímos para que o valor simbólico deste imóvel, seja também ele valorizado”, enfatizou Laura Castro.
Em simultâneo, está igualmente a decorrer o mapeamento das deteriorações da pedra existentes nos portais da igreja.

A primeira fase, da intervenção no templo cristão, incidiu na conservação e restauro das pinturas murais da capela-mor, uma pintura integral, sobre granito na abóbada de berço, cornija, arco cruzeiro e enxalços dos vãos, e sobre reboco nas paredes. Uma operação que ficou concluída em julho passado.

Esta intervenção insere-se no âmbito de uma candidatura para requalificação e valorização da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte, Património Cultural do programa NORTE 2020.

O Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, assinado a 12 de janeiro de 2022, concedeu o título de Basílica menor à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo.

Esta atribuição reconhece a importância deste templo na ação pastoral, litúrgica e espiritual e o seu valor patrimonial e arquitetónico.
A celebração solene da promulgação do título decorreu no dia 18 julho, em memória do arcebispo São Bartolomeu dos Mártires.

O objetivo, segundo a DRCN, é, para além da “salvaguarda efetiva do imóvel”, melhorar e reforçar “o interesse turístico da região, conduzindo-a para ser cada vez mais um polo de atração e formação de públicos variados”.

Assinaturas MDB