André David: "Distrito de Bragança merece um lugar na Liga 3"
André David, um nome incontornável na história recente do Grupo Desportivo de Bragança (GDB), continua a acompanhar com entusiasmo o desempenho da equipa, que lidera a Série A do Campeonato de Portugal, invictamente, nesta temporada.
Natural de Vila Pouca de Aguiar e com um histórico recheado de sucessos no clube brigantino, onde esteve em três passagens (2014-2016, 2016/2017 e 2019/2020), o técnico tem agora uma nova experiência na Arábia Saudita, onde ocupa o cargo de Coordenador Técnico do Al-Ula FC.
No entanto, a distância não o afasta de um clube que considera fundamental na sua carreira como treinador de futebol.
A época de 2015/2016 foi particularmente especial para André David e para o GDB, com a equipa a alcançar um honroso 3.º lugar na Fase de Subida do Campeonato de Portugal, um feito notável que só foi superado pelos históricos Vizela e Fafe.
"O GDB já era um dos grandes clubes do Campeonato de Portugal, estando entre os cinco melhores da competição. Conseguimos estar sempre nas posições cimeiras, superando as dificuldades acrescidas da motivação dos adversários em nos vencer", lembra o ex-treinador.
O trabalho desenvolvido no GDB foi muito mais do que apenas os resultados em campo. André David salienta a importância de uma estrutura forte e unida, tanto dentro como fora do campo, e o impacto da liderança do presidente Manuel Martins e da direção do clube.
"Durante a minha primeira passagem pelo GDB, o clube ainda tinha uma estrutura pequena, com a formação a crescer. A equipa era um misto de jogadores experientes da casa e jovens de fora, criando um grupo competitivo, o que ajudou a formar atletas com mais qualidade. Esses jogadores impulsionaram uma evolução que seria impossível nas provas distritais", recorda.
"Jogar no GDB era uma motivação constante, e a equipa técnica, com a direção, não permitiam que fosse de outra forma. Tínhamos um balneário fantástico, onde o Ximena teve um papel preponderante na gestão de conflitos e na união do grupo, o que se refletia na ambição de lutar na fase de subida", sublinha.
Acompanhando a equipa atual do GDB, André David não esconde o seu otimismo. "Acompanhei a equipa na Taça Transmontana e assisti a um jogo típico de pré-época, mas onde se notava trabalho, entrega, e a procura por qualidade de jogo. Vi talento e qualidade individual. O Nuno Gonçalves, técnico da equipa, sabe como manter este espírito de vitórias, e tenho a certeza de que vão continuar a lutar pelas posições cimeiras", afirma, expressando confiança no trabalho do seu sucessor.
André David não poupa elogios a Bragança, cidade que considera "fantástica" e onde guarda boas recordações da sua passagem pelo GDB. "O distrito precisa de uma equipa na Liga 3, ou até mesmo nos campeonatos profissionais. A representatividade de uma equipa nesses níveis é muito importante, ao refletir os valores, costumes e tradições da região", frisa.
Apesar da distância, André David segue com atenção o percurso do GDB nas redes sociais e torce pelo sucesso da equipa. "Acredito que vão dar tudo para alcançar a subida. A região merece e a projeção em outros patamares é fundamental para a cidade do Nordeste transmontano. Torço pelo sucesso desta equipa", conclui.
Para o futuro, André David mantém o seu compromisso com o futebol, agora numa nova fase da sua carreira, mas a sua ligação ao GDB e ao distrito de Bragança continua firme, com a esperança de ver o clube alcançar a tão desejada Liga 3.
Foto: DR