António Ramos prepara novo mandato na AF Bragança com meta no centenário (com galeria)

António Ramos apresentou esta segunda-feira, na sede da Associação de Futebol de Bragança (AF Bragança), o programa eleitoral da sua recandidatura à presidência da entidade que gere o futebol, futsal e futebol de praia no distrito. As eleições para o quadriénio 2025-2029 estão marcadas para a próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, sendo que a sua reeleição está praticamente garantida, uma vez que lidera a única lista a sufrágio.
Sob o lema "Uma Associação para Todos", António Ramos traça como objetivos principais a "Consolidação, Crescimento e Expansão" da AF Bragança, mantendo o foco no desenvolvimento do futebol distrital.
A construção da Academia da AF Bragança surge como a principal bandeira da candidatura, visando proporcionar melhores condições de treino às seleções distritais de futebol e futsal, assim como potenciar a formação de jovens atletas. “Queremos consolidar o trabalho realizado, queremos crescer e expandir, tal como indica o nosso lema. Queremos concretizar a construção da Academia, realizando um sonho antigo, o que levará a um aumento de atletas e de condições para todos os nossos filiados e agentes desportivos”, referiu o dirigente.
Além da aposta nas infraestruturas, António Ramos pretende reforçar a cooperação com autarquias, instituições particulares de solidariedade social e escolas, dando continuidade a projetos como “A Hora dos SuperQuinas” e promovendo a prática de Walking Football.
O crescimento da arbitragem distrital também está entre as prioridades, com a intenção de reter mais árbitros e desenvolver cursos para novos agentes da modalidade.
Na área competitiva, o candidato quer recuperar os quadros de futsal feminino e futebol de praia e aumentar o número de atletas inscritos, algo que considera possível por um maior envolvimento dos municípios. “A AF Bragança regista um crescimento de atletas inscritos, apesar da redução de equipas em competição, algo que apenas poderá ser contrariado com o apoio conjunto das autarquias. Queremos sensibilizar nesse sentido as autarquias para conseguirmos um clube no escalão sénior por concelho, o que terá o seu impacto na formação”, sublinhou.
Outro dos projetos previstos é a transmissão de um jogo por jornada da Divisão de Honra e do Campeonato Distrital I Divisão de Futsal, para aumentar a visibilidade das competições organizadas pela AF Bragança.
A lista de António Ramos foi a única a ser apresentada e aprovada pela Mesa da Assembleia Geral, contando com o apoio de 100% dos clubes filiados e dos Delegados da Assembleia Geral.
O atual presidente, que lidera a associação desde 2013, destacou a honra de receber esse apoio unânime. “Ser o único candidato com 100% de subscrições é lisonjeador, não esperava este enorme apoio, o que significa que o trabalho realizado na última década está a ser reconhecido”, afirmou.
Com o centenário da AF Bragança a aproximar-se, em 2030, António Ramos pretende celebrar a data com um conjunto de eventos comemorativos, incluindo o lançamento de um livro sobre a história da associação. “A minha recandidatura é motivada porque pretendo celebrar o centenário da Associação em 2030, apesar do mandato ser até 2029, mas espero estar cá nessa data. Esta é a minha cadeira de sonho, como sempre disse”, concluiu.
Fotos: Guilherme Moutinho



