Árbitro da AF Bragança apitou final da Africa Youth Cup
O árbitro vinhaense Nuno Augusto, da Associação de Futebol de Bragança, foi o escolhido para dirigir a final masculina da Africa Youth Cup, este domingo, entre as equipas do Derby Academy (Mali) e os Diambars Football (Costa do Marfim).
A segunda edição da prova africana decorreu em Cabo Verde, entre os dias 21 e 30 de outubro, e contou com equipas sub-17 da Costa do Marfim, Nigéria, Cabo Verde e Mali.
O vencedor da final masculina da Africa Youth Cup foi a equipa do Mali, que derrotou a sua congénere da Costa do Marfim por 3-0.
Nuno Augusto afirmou que todo o esforço dedicado a esta prova foi recompensado. “Foram 10 dias duros, pois estive longe da minha família, intensos, uma vez que, para além de outras atividades, tínhamos jogos todos os dias. No entanto, foi muito recompensador. Saio deste torneio ainda mais árbitro e com vontade de pôr em prática todos os ensinamentos que lá aprendi”.
O árbitro da AF Bragança destacou, ainda, a qualidade competitiva presente neste torneio jovem. “As equipas eram muito competitivas, uma vez que apenas tiveram acesso ao torneio as equipas que foram campeãs nos respetivos campeonatos e academias de futebol. Havia árbitros a representar a academia "refereeabroad" da Alemanha, enquanto os restantes dos árbitros pertenciam à federação de Cabo Verde”.
"Foi uma experiência muito enriquecedora em todos os níveis. Tivemos observadores em todos os jogos que nos forneciam orientações e nos diziam o que fizemos bem e onde poderíamos melhorar. Alguns até chegaram a ser filmados,” acrescentou.
A cultura das gentes africanas deixou uma marca inesquecível em Nuno Augusto. “Nas viagens que fiz dentro da ilha, pois estivemos em vários estádios, fiquei também impressionado com a realidade daquele país, que é muito diferente da nossa. Coisas simples para nós, como um simples aceno de mão, deixavam aquelas crianças com os olhos a brilhar e um sorriso do tamanho do mundo,” lembrou.
A arbitragem nacional esteve também representada por Tânia Lopes, da Associação de Futebol de Aveiro.
A presença dos dois árbitros lusos na competição africana resultou da conquista do 1.º lugar no Estágio Nacional de Arbitragem, realizado em Melgaço, em 2020, mas devido à covid-19, a viagem foi adiada para este ano.
Foto: DR