Mogadouro

Assembleia Municipal aprovou moção de “salvaguarda” do município na venda de barragens

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2019-12-20 15:14

A Assembleia Municipal de Mogadouro (AMM) aprovou esta sexta-feira por "unanimidade" uma moção de "salvaguarda" dos interesses do município na operação promovida pela EDP, que envolve a venda das concessões das barragens instaladas do Douro Internacional.
No documento elaborado pelos eleitos pelo PS e PSD, únicos partidos com assento na AMM, os subscritores da moção pretendem que a EDP assuma os compromissos e responsabilidades com o município no que respeita à presença as barragens no território.
A moção apela para que sejam encontradas soluções em conjunto com a elétrica portuguesa para os terrenos que são prioridades das freguesias onde estão instalados os empreendimentos hidroelétricos, como é caso da barragem de Bemposta, no concelho de Mogadouro.
Outra das exigências é a salvaguarda dos postos de trabalho e das empresas que prestam serviços à EDP, "já que é de extrema importância para fixar emprego na região".
A compensação financeira resultante da venda das concessões deve ser refletida em termos de impostos municipais como o IMT, IMI entre outros, acrescenta.
Os deputados municipais de Mogadouro pretendem, igualmente, a salvaguarda da qualidade e quantidade da água do rio Douro e da sua bacia hidrográfica.
O presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse que mantém preocupação em relações ao futuro das concessões das barragens do Douro Internacional e Baixo Sabor.
"As preocupações estão vertidas nesta moção hoje aprovada, que é de todos os mogadourenses”, vincou o autarca eleito pelo PS.
A moção será enviada ao Governo, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes.

Assinaturas MDB