Bragança

Autores transmontanos em destaque nas comemorações do centenário do nascimento de Adriano Moreira

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-12-07 09:51

O Padre Simão e as Visões da Cega (2020), de Manuel Catumba; Um Cibo de Nós (2020), de Odete Costa Ferreira; e Guerra Junqueiro - De Freixo de Espada à Cinta a Viana do Castelo (2021), da autoria de António Pimenta de Castro, foram os três livros apresentados na passada quarta-feira, 30 de novembro, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Adriano Moreira, organizadas pelo Conselho de Curadores da Biblioteca, que vão prosseguir durante o ano de 2023. “Trata-se de obras de autores associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM), de géneros literários diferentes. Um é um romance, outro é poesia e o terceiro é um ensaio. A ideia foi colocar nestas sessões de apresentação autores transmontanos, para homenagear o professor Adrano Moreira”, explicou Assunção Morais, presidente da ALTM.
A Academia publica, sobretudo, coletâneas de vários escritores, a última envolveu cerca de 60 autores. “Cada um vai, também, publicando de acordo com a sua produção, a sua escrita e a sua inspiração”, acrescentou a responsável sublinhando que há empenho “em transmitir cada vez mais os autores associados”.
A vereadora da Cultura da Câmara de Bragança, Fátima Silva, explicou que a ideia é “celebrar o nascimento de Adriano Moreira e a sua memória”, cujas comemorações iniciadas em setembro terminam a 31 de dezembro de 2023. “Queremos contribuir para que os mais novos conheçam o pensamento do professor Adriano Moreira, mas também temos atividades para um público mais adulto trabalhando a componente do seu conhecimento e pensamento”, referiu a vereadora.
António Pimenta de Castro, professor de História e colaborador do Mensageiro de Bragança, escreveu o livro ‘Guerra Junqueiro - De Freixo de Espada à Cinta a Viana do Castelo’, um ensaio onde narra episódios pouco conhecidos da vida do poeta transmontano, natural do concelho freixenista. “É um livro que me toca muito, porque o meu avô foi um grande amigo do Guerra Junqueiro. O poeta nasceu em Freixo de Espada à Cinta, mas a mãe morreu quando tinha cinco anos, e foi estudar para o Instituto Portuense, onde fez grandes amizades, como António José de Almeida e outros futuros políticos. Depois foi estudar Teologia, mas chumbou sempre, pois não queria ser padre. Então mudou para Direito, em Coimbra, onde entrou na boémia coimbrã”, contou Pimenta de Castro que considera estas apresentações deeobras muito importantes para a divulgação dos autores da região

Assinaturas MDB