Baja TT e BôAr Bornes enchem Macedo com três dias de adrenalina em terra e no ar
Concelho transmontano, que tem apostado nos desportos radicais, recebe dois eventos para um fim de semana repleto de emoção: a Taça BôAr Bornes leva 80 pilotos (inter)nacionais à Serra de Bornes; e a única prova do campeonato nacional de Todo-o-Terreno a disputar-se a Norte do País tem uma mão-cheia de zonas de espetáculo no município
As atenções dos entusiastas dos desportos radicais repartem-se de sexta-feira a domingo próximos pelos céus e pelas terras de Macedo de Cavaleiros. Graças a dois eventos pontuáveis para as respetivas competições nacionais. Falamos da Paraglider Portuguese Cup BôAr Bornes, a primeira das duas provas que contam para a Taça de Portugal de Parapente 2024, que decorrerá de 7 a 9 de junho, na Serra de Bornes; e da Baja TT Norte de Portugal, a única prova do calendário do campeonato nacional de Todo-o-Terreno com traçados nortenhos, com quatro zonas de espetáculo montadas no concelho e um traçado que percorre ainda Valpaços, Murça e Vinhais.
O índice de adrenalina começa a subir já esta sexta-feira, e durante mais dois dias, para os lados da serra de Bornes, palco de eleição da Taça BôAr Bornes, pontuável para o ranking nacional e internacional. Organizada em parceria pelo BôAr Parapente Clube, a Federação Portuguesa de Voo Livre e o Município de Macedo de Cavaleiros, a prova terá em competição 80 pilotos, uma parte deles proveniente de Espanha, França, Itália, Holanda, Reino Unido, Turquia e Irão.
É o segundo ano consecutivo da iniciativa, depois de um interregno de 13 anos, motivado pela falta de condições logísticas, ultrapassada em 2023 graças à vontade de vários intervenientes e, também, ao envolvimento da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
“Apostámos há alguns anos na promoção sustentável dos ativos naturais que posicionam o concelho numa posição cimeira de atratividade para os amantes dos desportos radicais e do turismo de natureza. E quer a Paraglider Portuguese Cup BôAr Bornes quer a Baja TT Norte de Portugal confluem para a meta que traçámos, porque permite atrair mais turistas e projetar os créditos do município em vários domínios de atividade”, salienta Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia macedense.
Baja TT com quatro zonas de espetáculo em Macedo
Os motores da Baja TT Norte de Portugal, por sua vez, estão também prestes a aquecer. Com centro nevrálgico montado em Valpaços, e sob organização do CAMI Motorsport, a prova (de 7 a 9 de junho), com um total de quatro setores seletivos, tem cinco segmentos desenhados especificamente para o público de Macedo de Cavaleiros, na primeira etapa do segundo dia (sábado).
Depois do reagrupamento das equipas em Macedo de Cavaleiros, às 11h30, as zonas de espetáculo estarão montadas em Bornes (12h30), Zona Industrial (12h55), Mogrão (às 13h15) e Carrapatinha (13h25) – onde os entusiastas poderão ver máquinas e pilotos dar o melhor de si.
“Disponibilizamos aos organizadores todo o apoio necessário para que também esta competição passe por Macedo ao mais alto nível. Para que pilotos, equipas de apoio, organizadores e o público que nos visitará guarde boa memória das experiências”, salientou Benjamim Rodrigues, sublinhando tratar-se de duas modalidades que o município “quer continuar a acarinhar”. E para as quais o território dispõe de um conjunto de condições ímpares, tanto para a prática de parapente e asa delta, como para os desportos de todo-o-terreno, graças aos cenários vertiginosos de montanha que fazem parte da paisagem de Macedo de Cavaleiros.