Mogadouro

Bemposta acolheu o maior Encontro de Rituais Ancestrais da Península Ibérica

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2024-02-29 10:30

O desfile dos Rituais Ancestrais que decorreu no sábado, em Bemposta, no concelho de Mogadouro, é já considerado o maior da Península Ibérica no seu género, isto após balanço da iniciativa que este ano juntou 73 grupos e mais de 850 figurantes representativos destes mascarados tradicionais de Portugal e Espanha, a que se juntaram grupos da Bulgária e Itália.
No IV Encontro de Rituais Ancestrais marcaram presença grupos de caretos, chocalheiros, sécias, diabos, farândulos, velhos e outras figuras do Nordeste Transmontano e outras semelhantes dos distritos de Viseu, Viana dos Castelo, Coimbra e Aveiro. Do outro lado da fronteira, as províncias espanholas de Castela e Leão, Andaluzia, Castilha la Mancha, Cantábria, Guadalajara, também marcaram presença em Bemposta, no território raiano do Planalto Mirandês. A estes juntam-se grupos da Bulgária e Itália.
Estes rituais pagãos são na sua maioria de emancipação, de fertilidade e de adoração à luz, após o tempo de trevas como é o Solstício de Inverno. Há igualmente figuras espampanantes ligadas ao período de Carnaval que trazem os caos e a desordem às populações, num sinónimo de eterno retorno. O que é certo que todas estas rituais têm basicamente a mesma origem ancestral, inseridas num género cultural muito particular.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA OU EM PDF ONLINE

Assinaturas MDB