Nordeste Transmontano

Berta Nunes foi a primeira mulher a tomar posse como presidente da Federação do PS

Publicado por AGR em Qui, 2022-12-15 12:16

Berta Nunes tornou-se, no passado dia 05, como a primeira mulher a tomar posse como presidente da Federação Distrital de Bragança do Partido Socialista.

A tomada de posse, ocorreu na primeira reunião realizada no dia 05 de dezembro de 2022, na sede do PS, em Macedo de Cavaleiros, anunciou aquela estrutura partidária, em comunicado.

Foram também eleitos os membros da Mesa da Comissão Política e o Secretariado da Federação, para o mandato 2022-2024.

Os objetivos para o mandato 2022-2024 de Berta Nunes, que já tinha sido a primeira mulher presidente de Câmara (em Alfândega da Fé), terão como base a moção de orientação política “Mobilizar o Partido e Desenvolver o Distrito”.

Em comunicado, Berta Nunes frisa que estes objetivos, têm como palavras chave a proximidade; escuta; mobilização; formação; planeamento e políticas de combate ao despovoamento, empenhadas na atração e retenção de jovens, promotoras de coesão e de um desenvolvimento sustentável para a região.

“É necessário focarmo-nos nas questões prioritárias, unir o partido, trabalhar em conjunto, de forma a contribuir para a resolução dos principais problemas do distrito”, sublinhou a nova presidente da Federação Distrital do PS.

“Temos que saber potenciar o que de melhor a nossa região tem e lutar pelo que nos faz falta”, sublinhou ainda.

Berta Nunes salienta, também, que, a par da sua função de deputada da Assembleia da República, irá “promover debates sobre os principais temas de interesse para a região, trazer cá os membros do Governo para explicar as políticas e ouvir os militantes”.

Considerando que “este é um período fundamental, uma vez que está a ser preparada a descentralização de competência dos organismos públicos” pelo que Berta Nunes destaca a importância que a Federação pode ter, para influenciar a manutenção e reforço dos principais serviços públicos na região.

O Secretariado da Federação agora eleito é constituído por Carlos Guerra, Rita Messias, Rui Vilarinho, Maria da Graça Patrício, Luís Lopes, Ilídio Rodrigues, Maria João Martins, Tiago Morais, Filipe Borges, Elsa Samões, Artur Jorge Marques, Paulo Daniel Lopes, Paulo Rogão, Tito Resende, Vasco Lopes e pelos inerentes Presidente da Federação de Bragança das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, Patrícia Bernardo e pela Presidente da Federação da Juventude Socialista, Caroline Pereira.

A Mesa da Comissão Política da Federação foi, também, eleita e é presidida por Benjamim Rodrigues, tendo como secretários Maria José Montanha e Miguel Sampaio.
Tomaram posse, também, os elementos da Comissão Federativa de Jurisdição e da Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira.

As Federações são as estruturas responsáveis pela definição da orientação política do Partido a nível distrital e pela coordenação da ação desenvolvida pelas concelhias da sua área de intervenção.

A moção de orientação política global constitui a linha de ação a executar pelo Secretariado da Federação, sob supervisão da Comissão Política da Federação.

Assinaturas MDB