Bloco de partos de Bragança fecha três dias
A urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, localizados no Hospital de Bragança, fecham esta segunda-feira à meia-noite e só reabrem sexta-feira de manhã, avança o Jornal de Notícias.
A maternidade mais próxima é a do Hospital de Vila Real a mais de 100 quilómetros, ou seja, cerca de uma hora de distância.
Instada a comentar este assunto a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste indicou ao Mensageiro que a atividade programada e urgência do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia estão a funcionar. "No entanto, por motivo de baixa médica de uma especialista do Serviço, poderão verificar-se, em alguns dias desta semana, eventuais constrangimentos no atendimento urgente, sendo necessário ativar o Plano de Contingência, o que significa que o Bloco de Partos estará encerrado nesses dias", explica a ULS por escrito.
Ainda segundo a informação oficial "nessas situações, as utentes que recorram pelos próprios meios aos Serviços de Urgência da ULS do Nordeste serão orientadas, após observação médica e se a situação clínica o justificar, para a Unidade Hospitalar de referência no âmbito do Serviço Nacional de Saúde".