Vimioso

Bordalo II instala no PINTA dois murais dedicados ao burro de Miranda

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-02-23 10:35

O artista plástico Bordalo II elaborou dois murais dedicados ao burro mirandês no Parque Ibérico Natureza e Aventura (PINTA), no concelho de Vimioso, utilizando detritos urbanos recolhidos no território do Planalto Mirandês.

O trabalho do artista português está inserido no projeto “Big Trash Animals” (Grandes Animais do Lixo) que Bordalo II tem levado a cabo um pouco por todo o país e pelo mundo, constituído por retratos de animais em vias de extinção ou emblemáticos de cada região, feitos com aquilo que os põe em risco e destrói, como plástico ou outros detritos.

“Estes dois trabalhos representam o burro mirandês, uma espécie que se encontra ameaçada de extinção, devido à falta de utilização por parte das populações, havendo, porém, projetos que mantêm a sua preservação”, como a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), explicou o artista plástico.

Os dois murais foram elaborados após a recolha de materiais recolhidos no lixo urbano das aldeias de Serapicos e Vilar Seco.

“O objetivo do projeto [‘Big Trash Animals’] é criar imagens das vítimas da civilização do mal. Estes trabalhos são elaborados com desperdícios de plásticos, peças automóveis, como pára-choques, materiais que acabam por contaminar a natureza e que são nocivos, especialmente para os animais”, vincou Bordalo II.

A elaboração dos painéis representativos do burro mirandês levou entre quatro e cinco dias a ser preparado desde o trabalho em estúdio até a colocação.

O secretario técnico da AEPGA, Miguel Nóvoa, disse ao Mensageiro que em 2021 foi aprovado um projeto através do Fundo Ambiental, denominado “Eco Dankey”, em que o burro serviu de “embaixador” para o aumento de taxa de reciclagem, em algumas aldeias do concelho de Vimioso.

“Fizemos uma recolha porta a porta de resíduos e chegámos à conclusão que há muito plástico no meio ambiente fruto da habituação da sociedade a este material. Para fomentar a economia circular e valorizar o burro de Miranda, avançámos com estes dois trabalhos, agora concluídos”, frisou o técnico.

O projeto “Big Trash Animals” está espalhado pelo território nacional e pelo mundo, nomeadamente pela América do Norte, América Latina e Europa, entre outros continentes.

Artur Bordalo (Bordalo II - o primeiro era o avô, o artista plástico Rafael Bordalo), nascido em Lisboa, em 1987, onde foi aluno da Faculdade de Belas Artes, começou pelo ‘graffiti’, que o preparou para o trabalho pelo qual se tornou conhecido: esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios.

Assinaturas MDB