Bragança deixa escapar vantagem e perde com o Mondinense (com galeria)
A equipa de juniores do Grupo Desportivo de Bragança permitiu, este sábado, uma reviravolta dentro de portas, por 1-2, diante do penúltimo classificado Mondinense, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Série A da 1.ª Fase do Campeonato Nacional de Sub-19 da 2.ª Divisão.
A equipa de Bragança até começou melhor e, após ensaiar algumas jogadas de ataque, haveria de colocar-se na dianteira do marcador ao minuto 4, por Cláudio Lopes, num chapéu bem medido, após assistência de Raúl Félix.
O conjunto orientado por Pedro Afonso não soube, porém, aproveitar essa vantagem e, vítima da sua ansiedade, acabou por permitir a reviravolta ainda no decorrer do primeiro tempo.
Diogo Pereira, aos 18’, após uma jogada de insistência de Flávio Ribeiro, encetou a desejada reviravolta, que seria selada, aos 42’, por Flávio Ribeiro, na conversão de uma grande penalidade.
No segundo tempo, não se verificaram golos neste ‘duelo de aflitos’, apesar dos locais tentarem aproximar-se da baliza adversária, mas as movimentações ofensivas dos brigantinos não seriam coroadas com a necessária eficácia.
Fica a nota para a expulsão de Mirandês, em período de descontos, por acumulação de amarelos.
Após o apito final, o técnico do Bragança, Pedro Afonso, não escondeu a desilusão no resultado alcançado. “Tínhamos a expetativa de levar o Mondinense como vencido, mas, apesar da qualidade demonstrada, não conseguimos atingir esse objetivo. Neste jogo começámos a falhar no momento em que não cumprimos o plano estratégico para o jogo e aí foi quando tudo começa a correr mal. Mostrámos algum nervosismo após o golo marcado, mas em situações que poderíamos dilatar a vantagem acusámos excesso de confiança. Este misto de emoções e a heterogeneidade no estado de espírito dos atletas acabou por justificar este resultado.”
Apesar do desânimo evidente, Pedro Afonso apela à lealdade ao clube. “Há que continuar e manter a vontade e a obrigação de honrar o símbolo do clube”.
Já o técnico do Mondinense, Jorge Teixeira, era um homem realizado ao conseguir a segunda vitória da temporada, curiosamente, com dois triunfos diante do Bragança. “Esta é uma grande vitória desta equipa do Mondinense, numa época que não tem sido nada fácil, devido à ausência de muitos jogadores. Esta dificuldade faz com que cada vitória seja motivo de imensa alegria, ainda para mais diante de um adversário direto num jogo em que lutámos sempre pela vitória. Quero lutar pela manutenção e gostaria de inscrever o meu nome na história deste clube, sabendo que não é um objetivo fácil de alcançar.”
Sendo assim, o Bragança não ‘descola’ do último posto da Série A, sem qualquer ponto, enquanto o Mondinense, apenas um lugar acima, soma seis pontos ao cabo de 14 jornadas.
Na próxima ronda, a ser jogada no dia 6 de janeiro de 2024, o Bragança visita o sexto classificado Moreirense, ao passo que o Mondinense recebe o Vianense.
Fotos: Guilherme Moutinho