Bragança despede-se do Nacional de Sub-17 goleado em casa (com galeria)
A formação de juvenis do Grupo Desportivo de Bragança encerrou a sua participação no Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão com uma goleada sofrida em casa, frente ao Gil Vicente (0-9), este domingo, em jogo da 14.ª e última jornada da Série 1 da Fase de Manutenção.
Num jogo de sentido único, sobretudo no segundo tempo, o Gil Vicente entrou praticamente a vencer, com um golo ao minuto 4, por Torres. O Bragança tentou subir as linhas e abrandou o ímpeto gilista, mas a diferença foi aumentada já no final do primeiro tempo, por Jardim (45’+1). No segundo tempo, a equipa de Barcelos, sem acelerar muito, mostrou-se tremendamente eficaz e selou a goleada com os tentos de Torres (53’, 62’ e 70’), Kleim (69’ g.p.), Oliveira (83’), Macedo (85’) e Apresentação (89’).
No final do encontro, o treinador do Bragança, Daniel Barros, reconheceu que este resultado foi o reflexo de uma época muito desgastante. “Foi uma época muito dura e a verdade é que estamos numa realidade muito diferente à vivida pelos nossos adversários. Esta situação de treinar num campo e jogar noutro não favorece a equipa, acrescentando o número de unidades de treino praticadas, mas o mais importante é realçar a determinação destes rapazes. Acredito que terminam a época mais resilientes e maduros perante as adversidades encontradas.”
Já o treinador do Gil Vicente, Henrique Xavier, sublinhou o empenho dos seus jogadores, mesmo após terem assegurado o objetivo da manutenção há duas jornadas atrás. “Foi um jogo para cumprimento do calendário, mas nunca esperámos facilidades. Esta equipa do Gil Vicente enfrenta todos os desafios com a responsabilidade de dignificar esta instituição e, neste jogo, cumprimos com essa premissa. Apesar de uma primeira parte menos conseguida, estes jogadores conseguiram demonstrar com golos a sua qualidade. Foi um feito enorme e um motivo de orgulho termos garantido a manutenção nos nacionais.”
Fechadas as contas, o Bragança apresenta um saldo de 2 pontos na Série 1 da Fase de Manutenção, apenas com derrotas, valendo o último lugar e o regresso já confirmado aos distritais. Por outro lado, o Gil Vicente, no segundo lugar com 63 pontos, assegura a manutenção no Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão.
Fotos: Guilherme Moutinho