Bragança goleia Leão Negro e apura-se para a final da Taça Distrital Sub-18

O Grupo Desportivo de Bragança carimbou, este domingo, a passagem à final da Taça Distrital de Futebol Masculino de Juniores (Sub-18), ao vencer de forma convincente o FC Leão Negro/CSP Vila Flor por 5-1, no Estádio Municipal de Bragança. Depois de já ter triunfado na primeira mão (1-2), em Vila Flor, a formação brigantina confirmou o favoritismo com uma exibição eficaz.
O encontro começou praticamente com vantagem para os da casa. Logo aos cinco minutos, Ricardo Diegues inaugurou o marcador na sequência de uma jogada de insistência da equipa brigantina. O Bragança ampliou a vantagem ainda dentro do primeiro quarto de hora, com Neto a finalizar com precisão, num remate cruzado já dentro da área.
O Leão Negro/CSP Vila Flor tentou reagir e reduziu para 2-1 aos 38 minutos, por intermédio de Gustavo, numa transição rápida que apanhou a defesa adversária em contrapé. No entanto, a resposta dos anfitriões foi imediata, com Gui Fidalgo a restabelecer a diferença de dois golos antes do intervalo, colocando o resultado em 3-1.
Na etapa complementar, o Bragança manteve o domínio das operações e voltou a marcar por duas vezes. Neto assinou o quarto golo aos 55 minutos, de cabeça, após cruzamento de João Paulo, e completou o hat-trick aos 78, com um chapéu de belo efeito, fixando o resultado em 5-1.
Com este triunfo, o Bragança junta-se ao Macedo de Cavaleiros na final da Taça Distrital Sub-18. A formação macedense eliminou nas meias-finais a Escola Crescer.
No final do encontro, o técnico brigantino, Luís Tomé, mostrou-se satisfeito com o desempenho da sua equipa. "Este era um dos objetivos da época, chegar à final da Taça Distrital de Juniores. Apesar da vantagem trazida da primeira mão, encarámos a partida com seriedade e respeito pelo adversário, cientes da sua qualidade. Impusemos o nosso jogo e tivemos bons momentos, embora ainda falte alguma constância, o que é natural neste processo de crescimento. Vamos continuar a trabalhar, pois ainda temos um jogo importante no campeonato antes de pensar na final."
Esse jogo decisivo terá lugar no próximo dia 24 de maio, em Vila Flor, frente precisamente ao FC Leão Negro/CSP Vila Flor, na última jornada do Campeonato Distrital de Juniores. Bragança e Macedo de Cavaleiros partem para essa ronda final em igualdade pontual (20 pontos), com os brigantinos obrigados a vencer para não dependerem do desfecho do jogo do Macedo de Cavaleiros.
Apesar da derrota nas meias-finais da Taça, o treinador vila-florense, Tiago Magalhães, acredita numa resposta positiva na próxima jornada. "A nossa equipa sentiu algumas dificuldades nesta deslocação a Bragança, quer pelo terreno (relvado natural), quer porque as coisas não nos saíram bem. Ainda tivemos esperança após o 2-1, mas o golo sofrido logo a seguir deitou-nos abaixo. No encontro em casa da próxima jornada do campeonato queremos dar o nosso melhor."
A final da Taça Distrital de Juniores será disputada após a conclusão do campeonato, em data e local ainda a confirmar.
Fotos: Guilherme Moutinho