Bragança inicia Campeonato de Portugal com empate diante do Vianense (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança começou a sua campanha no Campeonato de Portugal com um empate a duas bolas frente ao Vianense, numa partida disputada, este domingo, no Estádio Municipal de Bragança.
O jogo, marcado por uma tarde quente e um estádio bem-composto de adeptos, foi pautado por momentos intensos e emoção até ao apito final.
A formação brigantina entrou em campo determinada, mesmo sabendo que enfrentava um adversário de peso, recém-despromovido da Liga 3.
Aos 20 minutos, a equipa da casa adiantou-se no marcador com um golo de Cazares, que aproveitou um bom movimento coletivo para ‘empurrar’ a bola para o fundo das redes do guarda-redes Neiva.
O Vianense acabou por responder e, já nos descontos da primeira parte, Miguel Abreu igualou a partida com um cabeceamento certeiro após um canto bem executado por Guilhas.
No segundo tempo, o cenário repetiu-se, com Miguel Abreu a marcar novamente de cabeça após outro canto, desta vez apontado por Gaby.
Apesar de estar em desvantagem, o Bragança não baixou os braços e continuou a pressionar.
Foi já perto do final que Danny, no papel de ponta de lança, aproveitou um cruzamento bem medido de Leo para, de cabeça, selar o empate e garantir um ponto para os brigantinos.
No final do encontro, o treinador do Bragança, Nuno Gonçalves, mostrou-se satisfeito com a atitude da equipa, mas não escondeu a frustração pelo resultado. “Este empate tem um sabor amargo, porque merecíamos mais. Sofremos dois golos por falta de concentração em momentos cruciais, mas o que fica deste jogo é um Bragança lutador, com muita alma e vontade de vencer. Se houvesse justiça, seríamos nós a sair vencedores”, afirmou.
O técnico dos brigantinos destacou ainda a importância dos jogadores que saíram do banco, com um elogio especial ao jovem Leo. “Um menino no seu segundo ano de sénior faz uma assistência para golo e chora no final. Isso mostra o compromisso e a paixão desta equipa.”
O próximo desafio do Bragança será frente ao Pevidém, com Nuno Gonçalves a prometer que a equipa entrará em campo com a mesma "alma brigantina" que demonstrou na jornada inaugural, determinada a superar mais um adversário difícil.
Pedro Lomba, treinador do Vianense, reconheceu que a sua equipa sentiu a pressão e o nervosismo de começar a época. “Sabíamos que jogar em Bragança não seria fácil. Apesar de sermos teoricamente favoritos, o Bragança mostrou-se mais confortável nos duelos individuais. Estamos num processo de reestruturação, e isso refletiu-se em campo, mas estamos no caminho certo”, concluiu Lomba, realçando as dificuldades enfrentadas pela sua equipa, especialmente no fecho dos corredores laterais.
Fotos: Guilherme Moutinho
🔗 Campeonato de Portugal Série A: resultados, classificação e próxima jornada