MODALIDADES

"Bragança OCR Challenge" promete animar a capital brigantina

Publicado por Guilherme Moutinho em Sex, 2022-08-05 13:32

Decorreu esta quinta-feira, dia 5 de agosto, na Sala de Actos do Município de Bragança, a apresentação pública da 'Corrida de Obstáculos "Bragança OCR"', um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2022, que conta com o orçamento de 12.500 euros.

O evento desportivo que consiste numa exigente corrida de obstáculos está agendado para o dia 11 de setembro sendo esperados centenas de participantes nas duas categorias disponíveis: Open (vertente lúdica) e Elite (vertente competitiva).

O percurso terá a extensão de 11 quilómetros, onde os participantes terão de superar um total de 30 obstáculos. Com o ponto de partida e chegada na Praça Camões, será proposto aos atletas ultrapassarem as dificuldades encontradas no Corredor Verde do Fervença, na Zona Pólis, na exigente subida de São Bartolomeu, no Campus do IPB e no emblemático Castelo de Bragança.

Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança, mostrou-se confiante no sucesso do evento que faz a sua estreia em terras brigantinas. “Os acontecimentos desportivos realizados em Bragança têm resultado num impacto bastante positivo a vários níveis, aliando a vertente desportiva à promoção do território. Como tal, estamos convencidos de que esta prova terá muitos participantes, locais e de outros pontos do país, como é o apanágio destas provas em outros pontos do país. A forte adesão de participantes nos eventos organizados pelo Município mostra sermos competentes nessa matéria, sustentados por um território atrativo e reconhecidos pela nossa hospitalidade”.

Nelson Correia, presidente e fundador da OCR Police Challenge, aponta para um evento com lotação esgotada. “A expetativa é muita, aspiramos conseguir “casa cheia”, tal como fazemos em outros eventos. A nossa capacidade vai até aos 1000 atletas, mas prevemos conseguir 800 atletas, neste primeiro evento, e para o ano atingir outros patamares”.

O responsável da OCR Police Challenge aproveitou para desmistificar as corridas de obstáculos.  “Estas pistas de obstáculos são inspiradas em pistas militares, mas estão adaptadas para civis. O nível técnico dos desafios não é assim tão exigente, qualquer pessoa pode participar e tenho a certeza que as pessoas vão gostar da experiência”.

Para Nélson Correia, esta prova em Bragança serve como rampa de lançamento para o circuito Trichallenge, em 2023. “Esta é uma primeira experiência a norte do país, onde queremos apostar em Bragança para integrar o circuito Trichallenge, tendo em conta a vontade do Município de Bragança para avançar com essa intenção”.

Quem irá participar na prova é Catarina Pinto. Nascida e criada em Bragança, participa em corridas de obstáculos há apenas um ano e irá representar a equipa do MS Fit Clube. “Gosto de correr e assim é mais fácil preparar-me fisicamente para este tipo de prova. Os obstáculos podem ser desafiantes, mas será uma experiência muito interessante de superação. Ser em Bragança torna tudo mais apelativo, queremos juntar uma grande equipa de atletas e essa participação em massa torna tudo mais apelativo”.

Na véspera do evento há a oportunidade dos mais novos mostrarem a sua determinação no “Pista Kids Race”, prova que decorrerá no Jardim Dr. António José de Almeida, com a distância de 500 metros e 15 obstáculos.

A organização do evento é da responsabilidade da Native Warriors, detentora da marca “Police Challenge”, sendo promovido pelo Município de Bragança.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB