Bragança perde na receção ao Limianos (com galeria)
Em jogo antecipado da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão, realizado neste sábado no Campo do CEE, o Grupo Desportivo de Bragança não conseguiu opor resistência a um Limiano pragmático, que, sem brilhantismo, conquistou uma vitória, por 1-5, diante dos jovens canarinhos.
Antes do apito inicial, realizou-se um minuto de silêncio em memória do falecido José Mendes, presidente do Sporting Clube da Covilhã.
Quanto ao jogo, o primeiro tempo foi morno, apesar de o marcador sofrer alterações logo aos 5 minutos, por Guilherme Alves, na recarga a um primeiro remate de Ferreira.
A resposta brigantina foi pronta e eficaz, com Jorge Martins, aos 10 minutos, a aplicar um pontapé forte, não dando hipóteses ao guardião limiano.
Antes do intervalo, aos 26 minutos, Guilherme Alves aproveitou o espaço concedido para entrar na área brigantina e, num ângulo apertado, consumou o 1-2.
No segundo tempo, os Limianos ajustaram algumas peças e souberam capitalizar os erros defensivos do adversário para assegurar uma vantagem confortável, com os golos de Guilherme Alves, aos 72’, e Silva, aos 81’, a aproveitarem da melhor maneira as bolas paradas.
O golo que fechou as contas numa tarde fria em território nordestino foi apontado por Salgueiro, aos 88’, numa clara demonstração de maior disponibilidade física.
No final do encontro, Daniel Barros, técnico do GD Bragança, analisou o momento e a prestação da sua equipa. "Na primeira parte, sofremos um golo confuso, creditando ao adversário o mérito pela insistência. No entanto, reagimos prontamente com um belíssimo golo de Jorge. Considero que o primeiro tempo foi equilibrado, sem grandes oportunidades para ambas as equipas. Infelizmente, na segunda parte, sentimos uma quebra física. A paragem no campeonato não foi benéfica, acabou por interromper um momento positivo que a equipa atravessava."
Por sua vez, Avelino Neiva, treinador dos Limianos, confessou que o resultado foi melhor que a exibição. "Apesar do bom resultado, realizamos um mau jogo. O nosso objetivo é que a equipa vença, aplicando as ideias trabalhadas durante a semana. Na primeira parte, fiquei muito insatisfeito com o desempenho da equipa. Na segunda parte, ao fazer algumas alterações, conseguimos melhorar o rendimento, também aproveitando alguma quebra do adversário. Infelizmente, jogámos num terreno em péssimas condições, o que não permitiu que qualquer equipa mostrasse as suas verdadeiras qualidades em campo."
Com uma jornada por disputar na 1.ª Fase do Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão, o Bragança mantém o estatuto de ‘lanterna vermelha’, com 2 pontos, enquanto os Limianos ocupam o sexto lugar, com 26 pontos.
Na próxima e última jornada, o Bragança vai a Guimarães defrontar o Vitória, ao passo que os Limianos recebem o Gil Vicente. Os jogos da jornada 18 jogam-se no dia 14 de janeiro, às 11h00.
Fotos: Guilherme Moutinho