FUTEBOL

Bragança sofre derrota amarga em Viana do Castelo e vê saída de Nuno Gonçalves

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 01/13/2025 - 13:13

O Grupo Desportivo de Bragança foi derrotado na deslocação a Viana do Castelo, por 1-0, num jogo em que o golo madrugador do Vianense não impediu o emblema brigantino de manter o lugar no pódio da Série A, mas confirmou o quinto jogo consecutivo sem vencer dos 'canarinhos' na competição, que teve, este fim de semana, o início da segunda volta.

A partida não podia ter começado melhor para os locais, com o golo de Ricardo Bouças, ao minuto 3, a aproveitar uma série de ressaltos, na sequência de um canto, para dar vantagem ao Vianense.

Após o golo sofrido, o Bragança não se deu por vencido e assumiu o controlo da partida, criando várias oportunidades para contrariar o golo de Bouças.

Gonçalo, aos 11', tentou, mas o remate saiu à figura de Neiva. Aos 28', Hidélvis esteve perto da igualdade, num momento em que a defesa do Vianense teve dificuldades para aliviar a pressão brigantina. Aos 33', Gonçalo voltou a criar perigo, mas Bouças conseguiu cortar providencialmente.

No segundo tempo, o Bragança continuou mais incisivo, mas manteve a infelicidade no capítulo da finalização. Kika, aos 58', teve uma boa oportunidade de livre direto, mas o guarda-redes Neiva brilhou, evitando o empate.

A equipa brigantina ainda viu um golo ser anulado aos 62', marcado por Gonçalo, com o árbitro a assinalar falta ofensiva de Cazares. Já nos minutos finais, aos 80', Danny teve a oportunidade de dar algum sentido ao resultado, mas o remate saiu por cima. O Vianense só aos 88' criou perigo, com Moussa Diarra a testar os reflexos de André Reis.

No final do encontro, em declarações à Rádio Geice, o treinador-adjunto do Bragança, Rui Teixeira, considerou que o resultado não se ajusta ao futebol demonstrado pelas duas equipas. “Demonstrámos que quisemos conquistar os três pontos, tal como foi o pensamento na semana de trabalho que antecedeu a partida. Uma palavra aos jogadores que cumpriram o que lhes foi pedido, num resultado que considero injusto. Entrámos mal na partida, nos primeiros 5 a 10 minutos, acabando por sofrer um golo de bola parada. A partir daí, fomos sempre superiores. Somámos muitas oportunidades para justificar os três pontos e dar a vitória a esta massa adepta que veio de Bragança para nos apoiar. Vamos continuar a trabalhar forte e recuperar pontos na próxima jornada.”

Em representação do Vianense, o treinador-adjunto Tiago Sousa mostrou-se feliz com o desfecho da partida. “Foi melhor o resultado que a exibição, num jogo em que tivemos uma entrada forte, para contrariar os resultados negativos obtidos nas últimas partidas. Tivemos união e espírito de sacrifício numa partida onde valem os três pontos, para começar da melhor forma a segunda volta.”

Este resultado acabou por ditar a saída do técnico Nuno Gonçalves, que apresentou o seu pedido de demissão do cargo de treinador principal dos brigantinos. A saída do carismático treinador, de 49 anos, surge num momento em que o clube mantém um honroso terceiro lugar na exigente Série A, com 23 pontos, em 14 jornadas disputadas.

Nuno Gonçalves somava a sua segunda época no clube, com sucesso reconhecido, tendo vencido a Taça e o Campeonato Distrital na sua época de estreia em 2023/2024.

Na próxima jornada, o Bragança inicia a ronda, este sábado, em casa, frente ao Pevidém.

Foto Arquivo: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB