Bragança supera Monção no prolongamento e segue em frente na Taça de Portugal (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança recebeu e venceu o Monção por 2-1, este sábado, em jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal, qualificando-se para a ronda seguinte da prova.
A equipa brigantina teve que suar para afastar os monçanenses, num jogo apenas decidido no prolongamento, após um teimoso empate a zero no tempo regulamentar.
A partida pautou-se pelo equilíbrio durante os 90 minutos, com ambas as equipas a criar poucas situações de entusiasmar os adeptos na bancada do Municipal de Bragança.
No prolongamento, a partida ganhou novo ânimo com o Bragança mais atrevido na procura do golo. Esta subida de rendimento coincidiu com a entrada de Mailó, ainda no segundo tempo, ganhando expressão no primeiro tempo do prolongamento.
O gigante cabo-verdiano contribuiu para o primeiro golo da partida com a sua capacidade física a custar uma bola perdida à defensiva do Monção, no seguimento do lance, aos 100’, Camará deixa a bola para Nuninho que fez um golo de levantar o estádio. O remate forte e colocado do médio brigantino valeu só por si o bilhete.
Antes do final do 1.º tempo de prolongamento, Diaz, na sequência de uma bola parada, mostrou dotes de ponta de lança ao empurrar a bola para o fundo. Estava feito o empate ao minuto 104. Na segunda etapa do prolongamento, Camará colecionou mais uma assistência e serviu João Rocha para o golo que decidiu a eliminatória (117’).
“Foi um jogo muito sofrido, mas nós quisemos mais a vitória. Vamos continuar assim, com esta ambição e querer,” afirmou o médio que fez a estreia a marcar pelo GDB.
Rafael Nascimento, treinador do GD Bragança, voltou a salientar que a vitória pode esconder falhas, “Por vezes não dá para colocar o perfume da qualidade e temos que colocar o perfume do suor. Esse também ganha jogos. Devíamos ter tido mais qualidade no jogo para conseguir ferir o adversário, há ainda muito para trabalhar e não nos deixamos iludir com vitórias”.
Rogério Amorim, técnico do Monção, lamentou a derrota no seu primeiro jogo oficial da temporada. “Acabámos o jogo a sofrer, num jogo muito complicado. Este foi o nosso jogo primeiro oficial e não é fácil começar com este calor e durante 120 minutos. Ninguém merecia perder, julgo que este jogo devia ser decidido nos penáltis. Estamos tristes pela eliminação, mas vamos continuar a trabalhar”.
No próximo domingo, dia 18 de setembro, arranca o Campeonato de Portugal, Bragança e Monção iniciam a época em casa, diante de Brito e Pevidém, respetivamente.
O sorteio da segunda eliminatória está marcado para terça-feira, dia 13 de setembro, na Cidade do Futebol. Na segunda ronda do sorteio juntam-se aos participantes da 1.ª eliminatória, as equipas da Liga Portugal 2.
Fotos: Guilherme Moutinho